Início Aviação Militar

OTAN celebra 1ª missão com o Embraer KC-390 e o compara ao Hércules

A Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou sua 1º operação na OTAN com sua moderna aeronave de transporte Embraer KC-390 no último domingo.

Divulgação – FAP

O Embraer KC-390 transportou pessoal militar e carga para as Ilhas Canárias, na Espanha, em apoio ao exercício multinacional Ocean Sky 2023, liderado pela Espanha, no qual os caças Lockheed Martin F-16 Falcon portugueses participam de treinamentos multinacionais.

O KC-390 é uma aeronave de transporte com alcance intercontinental, capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, sem limitações. As missões podem incluir transporte de tropas, veículos e cargas paletizadas, lançamento de paraquedistas, evacuações médicas, missões de busca e resgate, reabastecimento em voo e combate a incêndios.

“Essa ampla gama de capacidades permite à Força Aérea Portuguesa atender aos requisitos necessários para a participação em operações militares sob a égide das alianças das quais Portugal faz parte, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)”, disse o Major General Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira, Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica de Portugal.

Em 2019, Portugal decidiu adquirir 5 aeronaves KC-390 e um simulador de voo. Em 18 de outubro de 2023, um KC-390 português realizou o primeiro voo operacional do Brasil para Portugal, decolando de Gavião Peixoto, fazendo escalas em Recife e Cabo Verde e pousando na Base Aérea de Beja, Portugal, em 19 de outubro.

Com este voo de transferência, o recém-criado 506º Esquadrão apelidado de “Rinocerontes” recebeu seu primeiro KC-390. Até 2027, a Força Aérea Portuguesa receberá uma aeronave a cada ano, e os “Rinocerontes” estarão completos.

A aeronave de transporte KC-390 é uma aeronave utilitária bimotora a jato de médio porte, com uma carga útil de 26 toneladas. Ela é projetada e produzida pela fabricante aeroespacial brasileiro Embraer. Após os primeiros voos do protótipo no Brasil em 2015 e o início da produção em setembro de 2019, a Força Aérea Brasileira recebeu sua 6ª aeronave C-390. Além de Portugal, várias outras forças aéreas europeias adquiriram o KC-390, como Hungria, Holanda, República Checa e Áustria.

Segundo a OTAN, o KC-390 pode ser comparado a um Lockheed C-130 Hércules. A principal diferença é a propulsão bimotora a jato, que o torna mais rápido e permite transportar cargas mais pesadas. Além disso, o KC-390 oferece o reabastecimento em voo como uma característica padrão, complementando as frotas existentes de aviões tanque.

Pela Assessoria de Imprensa do Comando Aéreo da OTAN

Sair da versão mobile