OTAN celebra 1ª missão com o Embraer KC-390 e o compara ao Hércules

A Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou sua 1º operação na OTAN com sua moderna aeronave de transporte Embraer KC-390 no último domingo.

Divulgação – FAP

O Embraer KC-390 transportou pessoal militar e carga para as Ilhas Canárias, na Espanha, em apoio ao exercício multinacional Ocean Sky 2023, liderado pela Espanha, no qual os caças Lockheed Martin F-16 Falcon portugueses participam de treinamentos multinacionais.

O KC-390 é uma aeronave de transporte com alcance intercontinental, capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, sem limitações. As missões podem incluir transporte de tropas, veículos e cargas paletizadas, lançamento de paraquedistas, evacuações médicas, missões de busca e resgate, reabastecimento em voo e combate a incêndios.

“Essa ampla gama de capacidades permite à Força Aérea Portuguesa atender aos requisitos necessários para a participação em operações militares sob a égide das alianças das quais Portugal faz parte, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)”, disse o Major General Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira, Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica de Portugal.

Em 2019, Portugal decidiu adquirir 5 aeronaves KC-390 e um simulador de voo. Em 18 de outubro de 2023, um KC-390 português realizou o primeiro voo operacional do Brasil para Portugal, decolando de Gavião Peixoto, fazendo escalas em Recife e Cabo Verde e pousando na Base Aérea de Beja, Portugal, em 19 de outubro.

Com este voo de transferência, o recém-criado 506º Esquadrão apelidado de “Rinocerontes” recebeu seu primeiro KC-390. Até 2027, a Força Aérea Portuguesa receberá uma aeronave a cada ano, e os “Rinocerontes” estarão completos.

A aeronave de transporte KC-390 é uma aeronave utilitária bimotora a jato de médio porte, com uma carga útil de 26 toneladas. Ela é projetada e produzida pela fabricante aeroespacial brasileiro Embraer. Após os primeiros voos do protótipo no Brasil em 2015 e o início da produção em setembro de 2019, a Força Aérea Brasileira recebeu sua 6ª aeronave C-390. Além de Portugal, várias outras forças aéreas europeias adquiriram o KC-390, como Hungria, Holanda, República Checa e Áustria.

Segundo a OTAN, o KC-390 pode ser comparado a um Lockheed C-130 Hércules. A principal diferença é a propulsão bimotora a jato, que o torna mais rápido e permite transportar cargas mais pesadas. Além disso, o KC-390 oferece o reabastecimento em voo como uma característica padrão, complementando as frotas existentes de aviões tanque.

Pela Assessoria de Imprensa do Comando Aéreo da OTAN

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias