Ouça o que disse o piloto ao precisar voltar ao pátio no Aeroporto de Viracopos quando estava prestes a decolar

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Viracopos FullHD

Uma gravação feita na última sexta-feira, 3 de maio, permite mais uma interessante oportunidade de acompanhar as comunicações entre pilotos e controladores de tráfego aéreo durante um imprevisto com uma aeronave.

As cenas a seguir mostram desde o primeiro chamado do voo 4123 da Azul ao controlador de tráfego aéreo da Torre Campinas, quando chegou ao ponto de espera para decolagem, até o momento em que fez a volta e saiu da pista para retornar ao pátio:

Como visto nas cenas acima, gravadas pela câmera ao vivo do canal “Viracopos FullHD” no YouTube, inicialmente o piloto do ATR 72-600 informou que precisaria manter a posição por pelo menos 3 minutos.

Algum tempo depois, o piloto voltou a fazer contato, para avisar que poderia se deslocar para outra posição, caso fosse atrapalhar as operações. Como não havia mais aeronaves para decolar naquele momento, o controlador disse que eles poderiam manter a posição pelo tempo que precisassem. O piloto então informou que estava aguardando uma resposta da equipe de manutenção.

Logo em seguida, o piloto já voltou a se comunicar com o controlador, informando que a decisão foi por retornar ao pátio. Ao ser questionado sobre qual o motivo do retorno, ele respondeu que a aeronave apresentou uma indicação sobre o motor número 2 (lado direito).

Por fim, o controlador instruiu os pilotos do ATR 72 a ingressarem na pista para fazerem a volta e retornarem pela mesma taxiway em que estavam.

Após o problema, que ocorreu por volta das 09h00 da sexta-feira, o avião voltou a voar na noite do sábado, 4 de maio. O voo AD-4123 da sexta-feira, por sua vez, foi realizado por outro ATR 72-600, que partiu às 10h54 rumo a Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias