Ouça o que a piloto Thaís disse sobre seu caminho até chegar à cabine dos aviões da Azul

Reprodução Youtube

Para a maior parte das pessoas, o progresso profissional é conquistado gradualmente com esforço, amadurecimento e aprendizado. Atingir um cargo de maior responsabilidade ou realizar um sonho demandam, portanto, uma boa dose de desejo, disciplina e dedicação, mas o resultado, certamente, é realizador.

Um caso que ilustra esse contexto foi apresentado no mais recente vídeo publicado pelo Canal ASA do Youtube, conduzido pelo jornalista e piloto de linha aérea Robert Zwerdling. Em sua última viagem, ele embarcou num jato Embraer E195-E1 da Azul Linhas Aéreas para mostrar com riqueza de detalhes toda a operação da aeronave.

Ao longo dos 55 minutos do vídeo de alta qualidade, Zwerdling compartilha todo o lado técnico dos voos de ida e volta entre Congonhas e Confins, mostrando bastidores que os passageiros comuns não podem ver, mas que garantem sua segurança ao longo de toda a viagem, seja ela longa ou curta.

Lado humano

No entanto, um dos grandes trunfos do canal ASA é mostrar também o lado humano. As conversas com os pilotos, embora breves por motivos óbvios, retratam as diferentes histórias de vida e exemplificam os caminhos que as pessoas podem percorrer até chegar à cabine de um avião.

No vídeo desta semana, por exemplo, Zwerdling dá espaço para que quatro pilotos contem suas histórias, sendo eles os comandante Alan R. das Neves Silva, Kleuder A. Santiago e os primeiros-oficiais Thais Pereira Severino e Lucas ALbuquerque. Todos os que contaram sua história certamente contribuíram para motivas diferentes tipos de pessoas, mostrando a importância da diversidade para as operações das empresas.

Para apenas citar um exemplo, a piloto Thaís Severino voa há quatro anos, mas está na Azul há 13 anos, tendo iniciado sua carreira como comissária de voo e buscado seu objetivo de pilotar uma aeronave. Atualmente, ela voa nos jatos Embraer E195.

“Eu gostaria de deixar uma mensagem para todas as aviadoras, que assim como eu desejam estar aqui, que estudam e estão correndo atrás dos seus planos e objetivos. Continuem, sucesso para todas ainda nesse mundo muito masculino, mas que muito nos ajudam. Somos muito parceiros aqui e venham. Sucesso para todas nós”, disse a piloto.

Ao longo do vídeo, que pode ser visto na íntegra acima, outras curiosidades da rota são contadas, bem como detalhes são providos sobre a operação da aeronave. A reprodução se inicia na fala da piloto, mas é possível controlar o tempo do vídeo para ver todos os detalhes do voo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Representantes da prefeitura visitam as obras do aeroporto de Juazeiro do...

0
A Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou na segunda-feira (26), juntamente com a administração do Aeroporto Regional do Cariri