Ouça o que disseram a controladora e o piloto do Boeing 747 em Guarulhos após o ocorrido hoje no pouso

Uma cena chamou atenção no início da tarde deste domingo, 16 de junho, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), no momento do pouso de um grande avião Boeing 747, modelo popularmente conhecido como Jumbo Jet.

Na tela a seguir, que mostra a câmera ao vivo do canal “SBGR Live” no YouTube, retroceda a gravação até 12:26 (observe o relógio no canto superior direito) enquanto ainda estiver disponível no histórico da live e veja o momento em que o Jumbo cargueiro realiza a aterrissagem pela pista 10R de Guarulhos:

Como visto nas cenas acima, o avião envolvido chegou ao aeroporto paulista no voo 5Y-61, da Atlas Air. Trata-se do jato registrado sob a matrícula N408MC, um Boeing 747-400F.

Durante a desaceleração na aterrissagem, muita fumaça foi emitida pelo avião durante a maior parte do deslocamento pela pista. Então, a controladora de tráfego aéreo da Torre Guarulhos pediu para os pilotos do Jumbo confirmarem se estava tudo bem com o trem de pouso, pois notou fumaça em um pneu. O piloto informou que iria verificar.

Instantes depois, com o Boeing 747 já parado na taxiway, o piloto perguntou se a controladora ainda via alguma fumaça. Ela respondeu que não, que foi apenas durante o pouso, mas que não via mais fumaça.

Por fim, o piloto informou que não tinha nenhuma indicação anormal emitida pela aeronave. Assim, logo foi autorizado a continuar o taxiamento até o pátio.

Mesmo assim, por medida de segurança, os pousos dos próximos aviões foram redirecionados para a pista 10L, para que uma inspeção pudesse ser feita na 10R. Cerca de 25 minutos após a chegada do Boeing 747, os pousos voltaram a ser realizados pela 10R.

Apesar de não ter havido nenhuma indicação de falha pelo avião aos pilotos, o N408MC continuava em Guarulhos até a publicação desta matéria, cerca de 4 horas após o pouso, o que pode indicar alguma necessidade de intervenção de manutenção, já que os voos cargueiros da Atlas geralmente permanecem no máximo 2 horas no solo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias