Início Aviação Militar

Outra aeronave espiã de longo alcance A-50U foi entregue às Forças Aeroespaciais Russas

A Rostec State Corporation entregou às Forças Aeroespaciais Russas (VKS) o complexo modernizado de vigilância e orientação por radar de longo alcance Beriev A-50U, que é uma derivação da plataforma de transporte Ilyushin IL-76. A informação foi noticiada pela assessoria de imprensa da estatal russa.

“A Ruselectronics Holding e a United Aircraft Corporation (ambas as empresas da corporação estatal Rostec) entregaram às tropas outro avião modernizado de vigilância e orientação por radar de longo alcance, o A-50U. A aeronave pode detectar novos tipos de aeronaves, e também é capaz de acompanhar simultaneamente um maior número de alvos e caças guiados do que a modificação anterior. O uso de equipamentos modernos reduziu o peso da aeronave e possibilitou aumentar o alcance de voo e o tempo no ar durante a execução missões de combate”, diz o comunicado.

A estatal destacou que a aeronave recebeu nova eletrônica com maior desempenho e velocidade, o que possibilitou aumentar as capacidades do software funcional. A aeronave utiliza novos monitores LCD de maior tamanho e resolução, o que aumentou a eficiência do sistema de exibição da situação do radar, e a ergonomia aprimorada da aeronave reduzirá o cansaço da tripulação tática. O A-50U também recebeu um novo sistema de voo e navegação.

“As aeronaves de vigilância e orientação por radar de longo alcance A-50U são necessárias nas condições das modernas operações de combate. Como resultado da modernização, a aeronave recebeu novos equipamentos técnicos que aumentam a velocidade e o alcance de detecção de aeronaves, veículos terrestres e alvos marítimos, e a eficácia no combate ao inimigo. O conselho foi modernizado como parte da implementação do programa de atualização da frota de aeronaves AWACS, previsto na ordem de defesa do estado”, enfatizou Rostec.

Em paralelo, a indústria russa trabalha na modernização de outra aeronave A-50 AWACS para o nível A-50U deve ser concluída em um futuro próximo, tendo como pano de fundo a alta demanda de tropas por tais máquinas, disse Vyacheslav Mikheev, projetista geral da Vega, parte de a holding Ruselectronics da Rostec.

“O uso de radares voadores A-50U modernizados na área de uma operação militar especial nos permite detectar rapidamente alvos aéreos inimigos e combatê-los efetivamente com forças de aviação e defesa aérea”, disse ele, citado pela empresa estatal.

A aeronave A-50U é uma versão modernizada do A-50 produzida pela empresa Vega e pela TANTK em homenagem a G. M. Beriev. A aeronave é projetada para detectar, rastrear e determinar a identidade de alvos aéreos, terrestres e marítimos de grande porte, fornecer informações sobre eles para postos de comando, guiar caças para alvos aéreos e aeronaves da linha de frente para alvos terrestres e marítimos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.