Outro balão fica próximo a aviões decolando, ao ser solto perto do Aeroporto de Guarulhos

A perigosa situação nunca acaba, e parece até que se intensifica cada vez mais com o passar do tempo, mesmo com toda a repercussão que tem ganhado nos últimos anos nas mídias de todo o país.

Pessoas irresponsáveis continuam soltando grandes balões de ar quente não tripulados, com enormes faixas penduradas a eles, e se não bastasse o risco que causam pela possibilidade de grandes incêndios em florestas e até em áreas urbanas, ainda liberam os artefatos nas proximidades de grandes aeroportos.

Foi o que aconteceu, novamente, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nesta semana, conforme registrado pela câmera ao vivo do canal “SBGR Live” no YouTube.

No vídeo visto acima, um jato executivo decola do aeroporto paulista e seu piloto logo informa à controladora de tráfego aéreo que “à nossa esquerda aqui, agora, nesse exato momento, tem um balão, na nossa altura”.

Logo na sequência, a câmera se volta ao grande balão, que sobe da região dos bairros ao redor do aeroporto, não muito distante da trajetória de decolagem das aeronaves.

Um encontro com o balão, com as linhas ou com a faixa durante o voo pode resultar em consequências catastróficas, como o travamento dos comandos ou uma falha de motor, levando à potencial perda de controle e queda da aeronave.

E vale lembrar que o risco não fica restrito apenas às proximidades dos aeroportos, mas também a grandes altitudes, como os casos recentes reportados pelo AEROIN, que podem ser relembrados nos títulos listados a seguir.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Enfrentamento dos dilemas que limitam setor aéreo na Amazônia Legal é...

0
Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac se reuniu com senador Alan Rick e presidentes das Fecomércios dos nove estados que compõem a região.