País da 34ª economia do mundo recebe Jumbo que foi renegado pela Lufthansa

A primeira imagem de um Boeing 747-8 Jumbo nas cores governamentaisdo Egito apareceu ontem, com uma aeronave que iria originalmente para Lufthansa.

De atual matrícula SU-EGY, o Boeing 747-8I que ilustra esta publicação foi fabricado em 2011, como parte de uma encomenda da alemã Lufthansa para duas dezenas de aeronaves da última geração do Jumbo. Recordando que a empresa alemã foi uma das poucas a optar pelo modelo, que teve pouco sucesso comercial, e atualmente é a sua maior operadora na versão de passageiros, com 19 unidades.

Como se observa, um dos aviões da encomenda original alemã foi rejeitado. Ele teria na Lufthansa a matrícula D-ABYE, mas foi recusado pela empresa por motivos nunca revelados. No entanto, especula-se que este jato em específico não atendeu os requisitos de performance que estavam no contrato, tomando um caminho igual do 747-8F que iria para a SilkWay, foi recusado por ‘falta de performance’, pintado nas cores do Seattle Seahawks e hoje está na AirBridgeCargo.

Desde então, a Boeing tentava arrumar um novo cliente para o Jumbo, o que foi ocorrer apenas em 2021, quando o governo do Egito buscava um novo avião para substituir o Airbus A340-200 presidencial.

Após meses de personalização interna e externa, o Jumbo ficou pronto e está com sua nova pintura, pronto para finalmente iniciar sua vida comercial, transportando o polêmico Presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, que lidera a 34ª economia do mundo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias