Países Baixos confirmam envio de mais 13 caças F-16 para a Ucrânia

Foto – DepositPhotos

A Holanda disponibilizará pelo menos mais 13 caças F-16 Viper para a Ucrânia, segundo Ministra da Defesa dos Países Baixos, Kajsa Ollongren, informou hoje. Durante uma visita anterior do presidente ucraniano Zelensky, no início deste ano, a Holanda já havia se comprometido repassar 5 caças, podendo chegar a 18, o que foi confirmado agora.

Antes dessa nova decisão, os Países Baixos já haviam repassado os 5 caças F-16 iniciais ao Centro de Treinamento Europeu de Vipers na Romênia. Este centro foi inaugurado de maneira cerimonial no mês passado pelos Ministros da Defesa holandês e romeno.

Ollongren disse: “Com os F-16s, a Ucrânia pode se defender melhor contra os ataques russos. Isso é extremamente importante, pois a contínua agressão russa parece não ter fim. Portanto, continuamos firmes em nosso apoio à Ucrânia”.

Para a exportação de bens militares, é necessário obter uma licença para evitar o uso indesejado. Isso também se aplica aos F-16. O Ministério das Relações Exteriores da Holanda avalia os aviões com base nos critérios da União Europeia para a exportação de armas. Com base nisso, a ministra do Comércio Exterior e Cooperação para o Desenvolvimento decide se concede uma licença de exportação.

Além dessa concessão de licença, há alguns critérios que devem ser atendidos antes que os aviões possam ser entregues de fato. Isso inclui, por exemplo, o treinamento do pessoal ucraniano e a infraestrutura adequada na Ucrânia.

Antes da transferência para a Ucrânia, todas as aeronaves passarão por uma inspeção e, se necessário, por uma modificação. Além disso, algumas das aeronaves também precisarão de uma grande revisão.

Pela Assessoria de Imprensa do Ministério da Defesa dos Países Baixos

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Espanhol vindo da Alemanha é preso no Aeroporto de Galeão por...

0
A Polícia Federal informa que realizou a prisão de um passageiro que chegou ao Brasil na data de ontem pelo Aeroporto Tom Jobim - Galeão.