Início Indústria Aeronáutica

Para a variante de defesa do avião supersônico Overture, Boom lança grupo consultivo com líderes militares

Concepção gráfica do avião Overture – Imagem: Boom Supersonic

A fabricante aeronáutica norte-americana Boom Supersonic, empresa que está projetando e construindo o próximo avião comercial mais rápido do mundo, o supersônico Overture, anunciou ontem, 12 de setembro, o lançamento de seu Grupo Consultivo de Defesa para avaliar sua aeronave para missões de segurança nacional.

O conselho independente reúne os principais especialistas militares e de defesa dos EUA para avançar no desenvolvimento de variantes de defesa do avião. Overture é a aeronave supersônica sustentável que voará ao dobro da velocidade dos aviões atuais, com alcance máximo de 4.250 milhas náuticas (7.870 km), oferecendo uma combinação única de velocidade, carga útil, espaço e potência.

A Boom nomeou sete membros fundadores, desde oficiais generais aposentados até executivos civis seniores do Departamento de Defesa, com experiência em operações de mobilidade, transporte aéreo executivo, aquisições da Força Aérea dos EUA (USAF) e pesquisa e desenvolvimento na comunidade de defesa.

Os membros fundadores do Grupo Consultivo de Defesa incluem:

– General William M. Fraser III, USAF (aposentado), ex-comandante do Comando de Transporte dos EUA, Comando de Combate Aéreo e Vice-Chefe do Estado-Maior da USAF;

– General Raymond E. Johns, USAF (aposentado), ex-comandante do Comando de Mobilidade Aérea da Força Aérea dos EUA;

– General Carlton (Dewey) Everhart II, USAF (aposentado), ex-comandante do Comando de Mobilidade Aérea da Força Aérea dos EUA;

– Tenente General Ted Bowlds, USAF (aposentado), ex-Comandante do Comando de Sistemas Eletrônicos;

– Sr. David E. Hamilton, Serviço Executivo Sênior (aposentado), ex-Diretor e Oficial Executivo de Programa do Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea;

– Major General Lawrence M. Martin, Jr., USAF (aposentado), ex-subsecretário adjunto de Assuntos Internacionais da Força Aérea;

– Major General Kyle Kremer, USAF (aposentado), ex-Diretor de Estratégia, Planos, Requisitos e Programas do Comando de Mobilidade Aérea.

Kathy Savitt, presidente da Boom Supersonic, ressaltou que os líderes experientes que se juntam ao Grupo Consultivo de Defesa guiarão a empresa na otimização das aeronaves para clientes governamentais. “Sabemos que podemos entregar um produto valioso ao Departamento de Defesa com uma variante especializada do Overture”, disse o executivo.

Dando continuidade ao progresso da Boom no mercado de defesa e com base em sua colaboração com a empresa líder global em tecnologia aeroespacial e de defesa, Northrop Grumman, o Grupo Consultivo de Defesa identificará os casos de uso mais valiosos e críticos para o transporte supersônico.

“O Overture tem grande potencial para agregar valor ao Departamento de Defesa. O grupo consultivo traz décadas de experiência para discutir considerações que permitirão aplicações a um amplo espectro de missões militares”, disse o general reformado Raymond Johns. “Estou ansioso para continuar a colaboração com a Boom enquanto determinamos a melhor forma de otimizar o Overture para atender às necessidades exclusivas do governo dos Estados Unidos e de nossos aliados em todo o mundo.”

Além do desenvolvimento de uma variante de missão especial do Overture, a Boom anunciou em julho que apoiará a Northrop Grumman em um contrato da NASA para fornecer soluções para o programa de estudo de design conceitual de veículo comercial endo-atmosférico de alta velocidade e desenvolvimento de roteiros de tecnologia. O estudo para pesquisa e desenvolvimento futuro identificará tecnologias para continuar o avanço da eficiência do voo supersônico comercial.

Sair da versão mobile