Para ajudar a USAF, Marinha dos EUA começa a dar manutenção em caças F-16

Foto – US Navy

O Centro de Manutenção de Frota da Marinha da Costa Oeste (FRCSW) está inaugurando uma nova era na aviação naval à medida que a Marinha continua o gradual descomissionamento dos caças F-18 Hornet modelos C e D. Com a saída destes caças da frota, tanto da Marinha como dos Fuzileiros, abriu-se o espaço para a manutenção dos caças F-16 Falcon.

O F-16, conhecido como Fighting Falcon ou Viper, tem sido uma peça fundamental nas forças aéreas globalmente desde sua criação na década de 1970. Projetado como um caça multiuso, sua versatilidade e avançada aviônica o tornaram indispensável em combates aéreos e missões estratégicas.

À medida que a série F/A-18 se aproxima da aposentadoria, o FRCSW está se preparando para incluir o F-16 em sua área de manutenção. Em fevereiro de 2023, a capacidade de reparo da Força Aérea (USAF) atingiu seu máximo, então o Escritório do Programa F-16, buscou a liderança do FRCSW para avaliar a capacidade. Após várias visitas e reuniões, foi decidido estabelecer uma linha de reparo para os modelos F-16C e F-16D.

Hoje, a Marinha dos EUA (US Navy) opera apenas 22 caças Viper, dos modelos A e B, usados para serem adversários dos alunos no programa TOP GUN.

F-16 chegando no FRCSW

Ao contrário da manutenção programada para o F/A-18, a abordagem de manutenção do F-16 é baseada na descoberta e, em seguida, reparado o que é encontrado. Os reparos são iniciados com base em inspeções isoladas e específicas.

Apesar da diferença na abordagem de manutenção para as duas aeronaves, as capacidades orgânicas e a experiência dos engenheiros do FRCSW prometem uma transição suave para essa operação. As similaridades estruturais entre o F-16 e o modelo F/A-18 A/B/C/D – ambos projetados na mesma era – significam que suas técnicas de reparo e interpretações de engenharia se alinham.

Essa sinergia oferece uma vantagem única ao FRCSW, tornando-o uma opção atraente para futuras cargas de trabalho de reparo da USAF. Os caças F-18 estão sendo substituídos pelo F-35, que também está sendo adotado pela Força Aérea, e espera-se que no futuro o FRCSW continue o trabalho de manutenção das 3 frotas aéreas dos EUA.

Pela Assessoria de Imprensa da FRCSW

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias