Caças F-18 Super Hornet derrubam drones lançados por rebeldes Houthis

F-18E | USAF photo by Senior Airman Taylor Crul

Caças da Marinha dos EUA foram empregados hoje para derrubar drones que atacaram navios civis e militares no Golfo de Aden e Chifre da África. Os rebeldes Houthis têm atacado vários navios civis e militares que transitam próximo do Iêmen, além de fazerem ataques com mísseis balísticos contra Israel.

As ações têm se intensificado após os EUA moverem militares para a área e decidirem atacar diretamente os Houthis. O Comando Central Americano, que é responsável pelas ações militares dos EUA em todo o Oriente Médio, emitiu uma nota no Twitter falando sobre as ações tomadas nas últimas 10 horas.

Segundo os militares, os ataques foram feitos pelo Grupo de Ataque do Porta-Aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69). Foram disparados mísseis a partir do destroier USS Laboon (DDG-58) da classe Arleigh Burke e também de caças F/A-18 Super Hornets lançados a partir do Eisenhower.

Foram destruídos 12 drones suicidas, 3 mísseis anti-navio balísticos, além de 2 mísseis convencionais. Nenhum navio civil ou militar foi atingido.

Os caças F-18 Super Hornet têm usado mísseis AIM-9X Sidewinder e AIM-120 AMRAAM para abater uma variedade de drones. Os esquadrões que estão a bordo do CVN-69 hoje e que voam esta aeronave são o VFA-131 Wildcats, o VFA-32 Fighting Swordsmen, o VFA-105 Gunslingers e o VAQ-130 Zappers, que voa o EA-18 Growler que é um Super Hornet modificado para guerra eletrônica mas igualmente capaz de derrubar drones.

A conta oficial do porta-aviões no Twitter postou uma foto de uma operação na última madrugada, que aponta ser as quais os F-18 foram lançados para derrubar drones:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias