Para apoiar a jornada das viagens aéreas sem contato, IATA lança novo produto baseado no Timatic

Imagem: Depositphotos

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informou na última sexta-feira, 15 de dezembro, lançamento de seu sistema de verificação e documentação de viagem de última geração, que dá suporte a viagens sem contato entre passageiros e funcionários e melhora a experiência do viajante.

Para conseguir isso, o sistema Timatic passou por uma reformulação completa, o que, segundo a IATA, estabeleceu uma nova referência em soluções de conformidade de viagens.

Com base no sucesso de seu antecessor, o Timatic AutoCheck oferece uma experiência simplificada e interativa, permitindo que viajantes, companhias aéreas e profissionais de viagens acessem facilmente informações de imigração precisas e claramente redigidas. Todo o processo de verificação de documentos foi automatizado com instruções personalizadas para cada passageiro.

Com o tráfego de passageiros previsto para duplicar até 2040, a otimização e a melhoria dos processos aeroportuários terão de continuar. A verificação da documentação de viagem dos passageiros é uma das tarefas mais demoradas, portanto, se beneficiará de uma maior automatização.

Além disso, os novos recursos do Timatic AutoCheck também desempenharão um papel essencial no apoio à indústria na transição para viagens sem contato.

A mais recente Pesquisa Global de Passageiros (GPS) da IATA revelou que requisitos complexos de visto dissuadem os viajantes que desejam um processo de visto on-line conveniente e digital. Além disso, muitos estão dispostos a compartilhar as informações de seus documentos de viagem para procedimentos de imigração aeroportuários mais rápidos.

Alguns dos resultados da pesquisa indicam que:

– 36% dos viajantes disseram que foram desencorajados de viajar para um determinado destino devido aos requisitos de imigração. A complexidade do processo foi destacada como o principal impedimento por 49% dos viajantes, 19% citaram custos e 8% preocupações com a privacidade;

– Quando são necessários vistos, 66% dos viajantes pretendem obter um visto online antes de viajar, 20% preferem ir ao consulado ou embaixada e 14% ao aeroporto;

– 87% dos viajantes indicaram que partilhariam as suas informações de imigração em sistemas digitais para acelerar o processo de chegada ao aeroporto, representando um aumento em relação aos 83% reportados em 2022.

“Aproveitando a disposição dos viajantes em usar processos on-line e compartilhar informações com antecedência, o Timatic AutoCheck oferece, às companhias aéreas, prestadores de serviço em solo, sistemas de controle de partida e agentes de viagens, uma solução on-line amigável ao cliente, por meio da qual os viajantes podem verificar se cumprem todos os requisitos de imigração antes de partir para o aeroporto”, disse Frederic Leger, vice-presidente sênior de produtos e serviços comerciais da IATA.

A IATA explica que o Timatic AutoCheck pode ser facilmente integrado aos sistemas de reserva de companhias aéreas e controle de partidas (DCS), bem como aos sistemas de distribuição usados ​​por agências de viagens e plataformas de reservas on-line e apresenta as seguintes melhorias de produto:

– Conteúdo regulatório simplificado: o Timatic AutoCheck inclui regulamentos de viagem simplificados e mais fáceis de usar, tornando-os mais fáceis de entender. Os viajantes não precisam mais conhecer terminologias ou ler regulamentações complexas, pois as informações agora são fornecidas de maneira concisa;

– Abordagem interativa baseada em dados: aproveitando o poder dos dados, os usuários agora serão guiados em cada etapa do processo de conformidade, garantindo que possuam todos os documentos necessários e atendam aos requisitos de entrada. Os usuários podem inserir os detalhes da viagem e receber respostas personalizadas;

– Recomendações práticas: o Timatic AutoCheck oferece mais do que apenas informações; ele fornece respostas. Seja verificando os requisitos de visto, regulamentações de saúde ou restrições de entrada, os usuários agora recebem instruções sobre como proceder e cumprir as regulamentações para que possam resolver prontamente quaisquer problemas que possam encontrar;

– Automação aprimorada: os recursos de automação mais recentes tornam o check-in de autoatendimento ainda mais fácil. As companhias aéreas têm a opção de incorporar o novo Timatic AutoCheck em seus sistemas, permitindo que os passageiros verifiquem de forma independente seus documentos de viagem e o status de conformidade por meio das diversas opções de check-in oferecidas.

Os principais fornecedores de DCS, como Amadeus, Hitit e Sabre, juntamente com várias companhias aéreas e a Star Alliance, já estão trabalhando com a IATA para atualizar para o novo Timatic AutoCheck, dando o próximo passo em direção a uma experiência de viagem sem contato.

A Timatic fornece aos usuários informações confiáveis ​​e em tempo real sobre a documentação necessária para viagens internacionais desde a sua criação na década de 1960. Para isso, a IATA depende de diversas fontes, incluindo governos, companhias aéreas ou aeroportos.

A precisão destes dados é fundamental para garantir que as informações corretas sejam fornecidas às companhias aéreas e aos passageiros. Anualmente, mais de um bilhão de verificações de documentos de passageiros são realizadas por meio do Timatic.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias