Para as aeronaves eVTOL que serão feitas em Taubaté-SP, Eve seleciona mais 4 renomados fornecedores

Imagem: Divulgação / Eve Air Mobility

A Eve Air Mobility, empresa fundada pela Embraer e que atua no segmento de mobilidade aérea avançada, informa hoje, 29 de janeiro, que selecionou mais quatro renomados fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

A Thales oferecerá um sistema aéreo de dados que inclui sensores e um computador, enquanto a Honeywell será responsável pelo fornecimento de sistemas de orientação, navegação e iluminação externa. A RECARO Aircraft Seating equipará o eVTOL com assentos e a FACC fornecerá a estabilizador horizontal e vertical, incluindo o leme e o profundor.

Segundo Johann Bordais, CEO da Eve, o projeto continua dentro do cronograma do plano diretor, construindo uma lista robusta de fornecedores qualificados para o eVTOL.

“Temos sido bastante conscientes ao estabelecer uma relação de trabalho de longo prazo com cada um dos nossos fornecedores. Cada acordo cobre o ciclo de vida da aeronave, incluindo protótipo, produção, serviço pós-venda e suporte operacional. Esperamos trabalhar com a Thales, Honeywell, RECARO e FACC à medida que avançamos em direção à entrada em serviço em 2026 e além”, afirmou o CEO.

A Honeywell fornecerá produtos para orientação e navegação, incluindo magnetômetros, sistemas de referência de atitude e direção auxiliados por GPS, além de sistemas de referência inercial, todos desenvolvidos a partir de décadas de experiência em engenharia e produção.

Esses sistemas transmitirão informações e auxiliarão os pilotos e outros mecanismos a bordo para garantir um voo seguro e eficiente. A empresa também ficará encarregada da iluminação externa da aeronave.

A Thales oferecerá soluções de dados aéreos, compostas por sensores e computadores que coletam dados críticos como velocidade do ar, altitude e condições ambientais. A solução transmite as informações para os pilotos e sistemas a bordo, garantindo um voo seguro e eficiente em todas as condições climáticas.

A RECARO Aircraft Seating – fornecedora global de assentos de alta qualidade para companhias aéreas e fabricantes de aeronaves e de eVTOL – foi selecionada para projetar, certificar e produzir os quatro assentos dos passageiros e o assento do piloto. A RECARO é amplamente reconhecida pela inovação em seus produtos, premiado atendimento ao cliente e compromisso com a segurança, eficiência e práticas sustentáveis.

A FACC foi escolhida para liderar o desenvolvimento e a produção dos estabilizadores horizontal e vertical do eVTOL, incluindo seu leme, profundor e o aileron da aeronave. A FACC é reconhecida pela produção de componentes leves, utilizando técnicas e tecnologias de fabricação inovadoras.

Os novos fornecedores se juntam à Garmin, Liebherr Aerospace e Intergalactic, que foram anunciados em novembro de 2023, e à BAE Systems, DUC Hélices Propellers e Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, cujas parcerias foram divulgadas no Paris Air Show do mesmo ano.

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo.

O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

Em julho, a Eve revelou que sua primeira fábrica de eVTOL será estabelecida na cidade de Taubaté, em São Paulo. A empresa iniciou a montagem do primeiro protótipo do eVTOL em escala real, que dará sequência à campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para as primeiras entregas e entrada em serviço em 2026.

Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.

Informações da Eve Air Mobility

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias