Início Indústria Aeronáutica

Anunciados os primeiros fornecedores para a aeronave eVTOL da Eve, incluindo a nova Nidec da Embraer e a BAE Systems

Concepção gráfica da aeronave eVTOL – Imagem: Eve Air Mobility

A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea criada pela Embraer, anunciou neste domingo, 18 de junho, direto de Paris, onde ocorrerá a partir de amanhã o Paris Air Show, os primeiros três fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso na vertical (eVTOL).

A Nidec Aerospace LLC, uma nova joint venture anunciada ontem entre a japonesa Nidec Corporation e a Embraer, fornecerá o sistema de propulsão elétrica; a britânica BAE Systems fornecerá um sistema avançado de armazenamento de energia; e a francesa DUC Hélice Propellers fornecerá os rotores e hélices para o eVTOL.

A Nidec Corporation, líder mundial na fabricação de motores diversos, contará com o apoio dos mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer para projetar, certificar, produzir e comercializar sistemas de propulsão elétrica de última geração baseados em tecnologias consolidadas.

O sistema de armazenamento de energia da BAE System será integrado ao eVTOL da Eve e permitirá que a aeronave opere de forma eficiente com zero emissões e baixo ruído. O novo sistema de armazenamento de energia conta com os mais de 25 anos de experiência da empresa no fornecimento de energia elétrica e propulsão confiáveis para ônibus e outros veículos pesados.

Essa experiência, combinada com seu histórico de desenvolvimento de sistemas críticos de controle de voo para a indústria aeroespacial, é ideal para aplicações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) que dependem de segurança, confiabilidade e eficiência.

A DUC Hélice Propellers fornecerá os rotores para os oito motores de sustentação e a hélice do voo horizontal de cruzeiro. Com sede na França e presente nos Estados Unidos, a empresa possui mais de 25 anos de experiência e especialização na análise, projeto, desenvolvimento, fabricação e manutenção de hélices, rotores, ventiladores e outros acessórios aeronáuticos compostos de carbono adquiridos por meio de múltiplos programas de aviação nos quais participa.

Durante o último ano, a Eve tem trabalhado em estreita colaboração com as autoridades de certificação para definir os requisitos de qualificação, enquanto engaja com clientes para entender como eles irão operar a aeronave e para incorporar seus comentários.

A empresa tem avançado em sua fase de testes como parte do amadurecimento do design do eVTOL. Recentemente, a Eve concluiu testes em túnel de vento e de hélice e começou a testar seus rotores de sustentação vertical a bordo de uma nova plataforma personalizada montada em caminhão.

A Eve continua atualizando sua aeronave para adequá-la às necessidades dos clientes, com foco em eficiência, segurança, confiabilidade, sustentabilidade e custo operacional.

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem + cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo.

O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

A Eve espera nomear no futuro fornecedores adicionais de componentes, incluindo sistemas de controle de voo, aviônica, estrutura aérea e sistemas de gerenciamento de energia. A empresa planeja iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL durante a segunda metade de 2023, seguido pela campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para as primeiras entregas e entrada em serviço em 2026.

“O anúncio dos primeiros fornecedores é um marco importante no desenvolvimento da nossa aeronave eVTOL”, disse Andre Stein, co-CEO da Eve. “À medida que avançamos em direção à entrada em serviço, nosso objetivo é produzir e entregar uma aeronave madura que não apenas supere as expectativas, mas também permita que nossos clientes operem de forma segura e eficiente com o menor custo operacional.”