Para avião de pouso forçado decolar “do meio do nada”, russos vão nivelar e congelar o solo

Uma das opções consideradas para evacuar uma aeronave Airbus A320 da Ural Airlines, que fez um pouso de emergência em um campo na região de Novosibirsk, envolve decolar com ela em solo congelado e após nivelar o campo. O fato foi relatado à TASS por Oleg Konyuk, chefe do distrito de Ubinsky, na região de Novosibirsk, onde o avião está localizado.

“Existe essa opção – combinar com o produtor agrícola para que ele saia dessa pista e não arar, nivelar o campo com uma motoniveladora, quando congelar, talvez adicionar um pouco de água para posterior congelamento, e decolar”, disse ele, acrescentando que isso é possível com o início do frio.

Segundo Konyuk, a extensão do campo é de 4,5 km, o que permite sua utilização para decolagem. Além disso, estão sendo consideradas opções de desmontagem da aeronave, para deixá-la mais leve, além de testar componentes.

Segundo o chefe do distrito, “planejam erguer a aeronave ali mesmo e ver se o trem de pouso dobra”, acrescentando que o avião permanecerá no local do pouso de emergência por mais dois meses.

Anteriormente, a assessoria de imprensa da transportadora aérea disse aos repórteres que o avião poderia permanecer lá por vários meses até ser transportado. Segundo avaliações preliminares de especialistas, o avião não apresenta danos graves e poderá voar no futuro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias