Para conseguir Licença Operacional de aeroporto, Poços de Caldas (MG) busca da licença ambiental

Imagem: Prefeitura de Poços de Caldas

Na última quarta-feira, dia 21, o secretário de Meio Ambiente de Poços de Caldas, Marcus Vinícius de Moraes, juntamente com representantes da Infraero e autoridades locais, participou de uma importante reunião no escritório da Infraero na cidade. O objetivo principal do encontro foi discutir e agilizar as demandas relacionadas ao licenciamento ambiental do Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles, situado na região sul do município mineiro.

A licença ambiental é parte fundamental para a emissão da do aeroporto. A Licença Operacional é requisito obrigatório para o funcionamento regulamentar do aeroporto e garante maiores avanços no controle e redução dos impactos causados pelas operações aeroportuárias, com a preservação da biodiversidade da região.

O gestor do aeroporto, Joelson Pereira, explanou sobre a importância da obtenção da Licença, ressaltando que a equipe de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estadual já forneceu um estudo preliminar sobre o assunto. Agora, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibilizará técnicos para análises de campo e irá dialogar com o órgão de meio ambiente estadual para obtenção das exigências relativas ao aeroporto.

Joelson destaca que a Infraero tem prestado todo o suporte à Prefeitura de Poços para obtenção da certificação. “Trabalhamos em conjunto para que o licenciamento seja concedido”, afirmou.

Também participaram da reunião o fiscal de Pistas e Pátio, Amarildo Passos, e o engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, André Araújo.

Para o secretário de Meio Ambiente, todos os esforços serão canalizados para que a licença ambiental possa ser emitida o mais breve possível, dentro de toda a legislação vigente, a fim de preservar e dar continuidade às operações do aeroporto local.

A Infraero assumiu a gestão e operação do aeroporto em outubro de 2022 por meio de contrato com a Prefeitura. Em novembro do ano passado, a empresa apresentou o novo Plano Diretor do Aeroporto Municipal de Poços de Caldas, a ser implementado a partir de 2027, numa perspectiva de ampliação para o local, aliada ao desenvolvimento econômico que a cidade vem vivenciando nos últimos anos.

Informações da Prefeitura de Poços de Caldas

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias