Para levar mais gente e mais carga, empresa aérea altera 10 de seus Airbus A350

Airbus A350-900 – Imagem: Finnair

A empresa aérea finlandesa Finnair informa que trabalhou com a fabricante de aeronaves Airbus para aumentar o peso máximo de decolagem para um número especialmente selecionado de suas aeronaves, já que a demanda por voos de e para a Ásia aumentou.

A companhia modificou dez de seus Airbus A350 para transportar mais clientes e cargas, enquanto continua aumentando a capacidade em suas rotas asiáticas.

As modificações feitas envolvem pequenas alterações e atualizações no software da aeronave, nos placares de informação das aeronaves e nos manuais. A Finnair fez as alterações nas aeronaves que são regularmente usadas para Seul e Tóquio, na Coreia do Sul e no Japão, duas de suas rotas intercontinentais mais longas.

Cada rota ficou mais longa após o fechamento do espaço aéreo russo, o que forçou a Finnair a replanejar seus voos e fazer desvios, consumindo mais combustível do que o usado anteriormente. O peso de decolagem normal limitou o número de clientes e a quantidade de carga que cada aeronave poderia transportar, devido aos longos tempos de voo.

Mas agora, após as modificações, cada aeronave pode transportar mais clientes e carga – e mais combustível para voar os voos mais longos entre a Finlândia e a Coreia do Sul e o Japão – além de aumentar a eficiência econômica de cada voo.

Antes, o peso máximo de decolagem da frota de A350 da Finnair era de 268 toneladas. Agora, o parâmetros para cinco aeronaves foi aumentado para 275 toneladas, e as cinco restantes para 280 toneladas.

O avião e o combustível juntos constituem a maior parte do peso de uma aeronave, seguidos pelos clientes, com um avião cheio pesando aproximadamente 24.000 kg. As malas despachadas normalmente pesam 5.500 kg adicionais, com a carga adicionando 15.000 kg extras.

O software da aeronave compensa a mudança do centro de gravidade e mantém as mesmas características de controlabilidade, o que significa que o voo da aeronave não muda.

As modificações foram concluídas durante as duas primeiras semanas de janeiro, e a operação com o novo peso máximo de decolagem começou em 18 de janeiro.

Avião Airbus A350-900 Finnair
Airbus A350-900 – Imagem: AleGranholm / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais realizam pouso...

0
O pouso a bordo representa a familiarização dos Oficiais-Alunos com a operação embarcada, sendo requisito específico para a formação.