Para marcar a data especial do sábado, Air Canada comprou 9,5 milhões de litros de SAF

Imagem: Air Canada

A Air Canada anunciou a compra de 9,5 milhões de litros de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuel) para marcar a data especial comemorada mundialmente no último sábado, 22 de abril: o Dia da Terra.

A companhia aérea informa que continua promovendo iniciativas em seu Plano de Ação Climática, fortalecendo sua parceria com a produtora de SAF Neste, para alimentar voos com o Neste MY Sustainable Aviation Fuel no Aeroporto Internacional de São Francisco, nos Estados Unidos.

Os 9,5 milhões de litros de SAF gerarão reduções de Gases de Efeito Estufa (GEE) de aproximadamente 23.500 toneladas de CO2, calculadas com base em uma avaliação completa do ciclo de vida. As 23.500 toneladas de CO2 são equivalentes às emissões anuais de GEE absorvidas por 28.000 acres de floresta, de acordo com a calculadora de equivalências da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

Por meio do programa Leave Less Travel da Air Canada, clientes corporativos e despachantes de carga podem adquirir SAF, compensações de carbono ou uma combinação de ambos para compensar ou reduzir as emissões de GEE relacionadas a viagens de negócios ou remessas de carga, mitigando sua pegada de carbono. Este programa é uma das iniciativas que estão sendo implementadas como parte do Plano de Ação Climática da Air Canada.

DE acordo com a companhia, alimentar aeronaves com SAF reduz diretamente o GEE na fonte. O combustível de aviação sustentável oferece uma alternativa ao combustível de aviação convencional de base fóssil, tornando-se amplamente reconhecido como uma alavanca fundamental para atingir as metas de redução de emissões de GEE da aviação.

O uso do Neste MY Sustainable Aviation Fuel pode reduzir as emissões de GEE em até 80% durante o ciclo de vida do combustível, em comparação com o combustível convencional para aviação, descreve a companhia aérea canadense.

“Compramos o SAF da Neste desde fevereiro de 2022. A compra anunciada hoje representa um aumento de cinco vezes em nossas aquisições de SAF ano a ano e é um passo importante em direção às nossas metas de descarbonização líquida zero para 2050”, disse Michael Rousseau, presidente e CEO da Air Canada.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias