“Para privatizar a Aerolíneas terá que nos matar”, diz sindicalista para o novo presidente Milei

O amplo plano de privatizações do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, tem causado reação dos sindicalistas do setor aéreo.

Foto – Clément Alloing

Uma das principais propostas do recém-eleito presidente é privatizar todas as empresas públicas não essenciais. Apesar de não ser listada nominalmente, a Aerolíneas Argentinas, maior companhia aérea do país e responsável por 60% dos voos domésticos, é uma das grandes estatais argentinas, e sempre foi alvo de críticas.

A empresa tem melhorado nos últimos anos, mas não registra lucro desde 2001, mesmo com alguns favorecimentos como a tarifa máxima (chamada de banda tarifária) que ainda vale no país.

Com isso, ela é vista como um grande alvo do plano de privatizações e redução do estado, promovido por Milei. Por outro lado, existem os funcionários e os sindicalistas, que não têm gostado da ideia.

O Presidente da Associação de Pilotos de Linha Aérea do país, Pablo Biró, foi enfático ao falar sobre o assunto com a TV Todo Notícias: “Se querem privatizar a Aerolíneas vão ter que nos matar, e quando eu digo matar, é literalmente, vão ter que levar nossos corpos, pode anotar”.

Ele também fala que haverá greves caso o plano prossiga, e se Milei mandar prendê-los, estará agindo igual o ditador e ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori. “A história o julgará e ele (Milei) terminará a vida preso”.

Ao mesmo tempo, ele afirma que espera de Milei um plano para a companhia aérea, para que ela continue eficiente e sustentável, e ressalta que, nos últimos anos, “a empresa demonstrou que pode ser gerida de maneira eficiente”, citando que pode atingir o lucro se reduzir a carga tributária da sua operação. Ele, porém, não comenta os aportes que o governo argentino tem feito todos os anos para manter a Aerolíneas funcionando.

Depois que foi eleito, Milei ainda não tocou no assunto da Aerolíneas e trabalha agora na transição, já que sua posse ocorre no dia 10 de dezembro.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias