Para promover profissões aeronáuticas a mulheres jovens, Iberia realiza a 2ª edição do “Quiero Ser”

Imagem: Iberia

“Quero ser piloto e acho que esta é uma experiência muito boa para ver se realmente pode ser o meu lugar”.

“Quando crescer quero ser engenheira aeroespacial porque sempre fui apaixonada por motores”.

“A aviação é um mundo que me atrai desde criança e quero fazer parte dele”.

Estas são as palavras fortes das protagonistas da segunda edição do “Quiero Ser”, o programa da companhia aérea espanhola Iberia que visa promover as profissões aeronáuticas entre as jovens mulheres.

O programa teve nesta última quarta-feira, 5 de julho, o seu dia de imersão nas instalações de manutenção de La Muñoza, em Madrid, conforme cenas mostradas no vídeo a seguir:

Segundo informa a Iberia, 36 jovens de 14 a 17 anos tiveram a oportunidade de interagir e conhecer em primeira mão muitas profissões relacionadas ao mundo da aviação, algumas delas tradicionalmente com menos presença feminina, justamente em um momento decisivo de suas vidas em que devem começam a orientar seus estudos para sua futura carreira profissional.

Estas jovens visitaram os simuladores de voo da CAE, grande empresa global de formação nos mercados da aviação civil, defesa e saúde, onde puderam voar num simulador de voo real, o mesmo em que treinam as equipes técnicas.

Imagem: Iberia

Lá também puderam conversar, entre outros, com os diretores de Produção e Treinamento da Iberia e quatro das comandantes de voos de longo curso da companhia aérea sobre as habilidades necessárias para se tornar um piloto e a carreira profissional de uma mulher aviadora.

Em seguida, visitaram a Oficina de Motores, um centro de referência no sul da Europa, onde o Diretor de Motores da Iberia explicou a atividade ali desenvolvida e revelou algumas curiosidades sobre a mecânica aeronáutica.

E no Hangar 6, a Diretora de Serviços de Aeronaves da Iberia, junto com sua equipe, mostrou como as grandes revisões das aeronaves da Iberia e outras companhias aéreas clientes são realizadas, no grande hangar onde até 10 aeronaves podem ser atendidas simultaneamente em paralelo.

Esta é a segunda edição do programa “Quiero Ser”, no qual, além da Iberia, participou a Power to Code, tendo realizado metade da chamada entre as jovens que fazem parte de sua plataforma – a outra metade foi composta de filhas de funcionários da companhia aérea, selecionadas em concurso interno. 

Esta iniciativa enquadra-se no Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão da Iberia, que visa sensibilizar, desenvolver e dar visibilidade ao talento feminino.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias