Início Variedades

Helicópteros com as cores da ONU entrarão em combate na Ucrânia contra a Rússia

Imagem: MONUSCO

Em conferência de imprensa em Kinshasa, a Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) anunciou que a Ucrânia vai repatriar todo o seu pessoal e equipamento atualmente em serviço no país africano para reforçar a defesa do seu próprio território contra a invasão russa. A transferência inclui oito helicópteros: quatro Mil Mi-8 e quatro Mil Mi-24. O curioso é que eles têm as cores da ONU atualmente e não se sabe se haverá alguma mudança antes de entrarem em missão da guerra.

De acordo com relatos da mídia ucraniana, acessados pelo site Aviacionline, o presidente Volodymyr Zelensky assinou um decreto na terça-feira ordenando a retirada de toda a sua força de outros países. A resolução também afeta as outras cinco missões do país em Abyei, Chipre, Kosovo, Mali e Sudão do Sul. A data em que a retirada entrará em vigor ainda não foi anunciada.

Até agora, 308 militares, policiais e civis ucranianos estão servindo em missões de paz da ONU – 250 deles estão no Congo, onde a Ucrânia tem oito helicópteros dos modelos Mil Mi-8 e Mil Mi-24, projetados na União Soviética e atualmente produzidos pela Rússia. As aeronaves estão baseadas nas cidades de Beni, Bukavu, Bunia e Goma.

Stéphane Dujarric, porta-voz do Secretário-Geral das Nações Unidas, disse na quinta-feira que a retirada de pessoal das missões é um direito de cada Estado membro. Depois de agradecer às forças ucranianas por “sua longa contribuição para as operações de paz”, acrescentou que avaliarão o impacto dessa medida e entrarão em contato com outros países para substituir pessoal e equipamentos.

Os helicópteros táticos se juntarão às operações de defesa aérea realizadas em território ucraniano em resposta à invasão russa de 24 de fevereiro. Eles estão servindo na África desde 2012, principalmente em operações para proteger a população civil.

O Mil Mi-8 é um helicóptero de transporte que também pode ser adaptado como aeronave armada para atacar, comumente, alvos terrestres. Nesse caso, ajuda a reforçar a frota de aeronaves projetadas para transportar armas. O Mil Mi-24 é um grande helicóptero de ataque projetado para combate. Pode transportar metralhadoras, canhões e mísseis antitanque.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.