Para testes de aeronaves sem piloto da Hyundai, Honeywell vai desenvolver estação de controle de solo

Concepção gráfica da aeronave eVTOL – Imagem: Supernal

A fabricante aeroespacial Honeywell e a Supernal, subsidiária do Hyundai Motor Group que está desenvolvendo uma família de veículos aéreos elétricos, anunciaram ontem, 16 de outubro, uma colaboração inovadora para desenvolver uma estação de controle de solo projetada para permitir operações de mobilidade aérea avançada (AAM, na sigla em inglês) sem piloto.

Esta colaboração estratégica capacitará o programa de testes de voo da Supernal, permitindo que pilotos remotos monitorem e comandem aeronaves com segurança, ao mesmo tempo que acessam dados de aeronaves em tempo real.

A estação de controle de solo da Honeywell é uma solução de software que permite operações remotas de aeronaves além da linha de alcance visual, um recurso essencial para maximizar o desenvolvimento de testes de aeronaves e viabilizar o futuro mercado de AAM.

Com base em décadas de experiência no desenvolvimento de aviônicos certificados, a Honeywell personalizará uma solução para atender às necessidades da Supernal à medida que avança nos testes de seu veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês).

Dependendo das necessidades de um operador, a tecnologia de estação de controle terrestre da Honeywell pode ser dimensionada para gerenciar centenas ou até milhares de veículos em uma série de estações.

Como parte do Hyundai Motor Group, a Supernal está trabalhando para colaborar com mais de 50 empresas afiliadas e parceiros externos como a Honeywell para desenvolver seu veículo eVTOL, para uso comercial a partir de 2028.

A Supernal e a Honeywell estão comprometidas na criação conjunta de um ecossistema AAM para garantir que a indústria poderá ser escalada nas próximas décadas e as estações de controlo terrestre serão fundamentais para o sucesso desse ecossistema.

A estação de controle de solo se integrará ao cockpit Honeywell Anthem, que já faz parte dos sistemas de veículos da Supernal. Esta integração reduzirá os riscos técnicos e de cronograma do projeto, permitindo que a Supernal se concentre na construção da aeronave.

Adam Slepian, diretor comercial da Supernal, disse: “A colaboração com a Honeywell traz capacidade tecnológica incomparável ao nosso programa de testes de voo. Sua estação de controle terrestre não apenas atende às nossas necessidades atuais, mas também oferece soluções escaláveis ​​para o futuro.”

David Shilliday, vice-presidente e gerente geral de AAM da Honeywell Aerospace, disse: “A estação de controle terrestre da Honeywell apresenta uma arquitetura certificada, descentralizada e redundante que oferece conectividade persistente para operações remotas. Esta solução integrada garante comando e controle contínuos e confiáveis ​​sobre veículos remotos, solidificando ainda mais o papel da Honeywell como líder em soluções de mobilidade aérea avançada.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias