Sai a 1ª certificação do mundo de um eVTOL sem piloto de transporte de passageiros, o chinês EH216-S

EH216-S – Imagem: EHang

A EHang Holdings Limited, empresa chinesa especializada em tecnologia de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês), anunciou ontem, 13 de outubro, que o EH216-S, seu sistema de veículo aéreo não tripulado (UAV) de transporte de passageiros, obteve o certificado de tipo (TC) emitido oficialmente pela Administração de Aviação Civil da China (CAAC).

Isso demonstra que o projeto da aeronave EH216-S está em total conformidade com os padrões de segurança e requisitos de aeronavegabilidade da CAAC e que está qualificada para conduzir operações comerciais de UAV para transporte de passageiros.

Como o primeiro TC do mundo para aeronaves elétricas não tripuladas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), o TC do EH216-S não apenas estabelece uma referência para a certificação de aeronavegabilidade de eVTOLs inovadores na China e no exterior, mas também serve como um marco histórico para as operações comerciais de UAM.

A cerimônia de entrega da certificação do EH216-S TC foi realizada no Centro Internacional de Convenções CAMIC, em Pequim, em 13 de outubro, durante a qual a CAAC emitiu o TC para a EHang.

Imagem: EHang

A fabricante destaca o seguinte em seu anúncio da conquista:

“Desde que a CAAC aceitou formalmente o pedido de TC para o EH216-S da EHang em janeiro de 2021, a equipe da fabricante trabalhou em estreita colaboração com a CAAC e sua equipe de especialistas para validar e verificar as tecnologias inovadoras de ponta da aeronave.

Após mais de 1.000 dias e noites de esforços persistentes, eles superaram todos os tipos de dificuldades e desafios para concluir com sucesso todos os objetivos de certificação de tipo, provando que a EHang é totalmente capaz de projetar, desenvolver e fabricar de forma independente produtos eVTOL não tripulados maduros.

Segundo a EHang, o EH216-S se destaca como uma inovação tecnológica e de produto pioneira, com diferenças significativas em relação às aeronaves convencionais em áreas-chave, incluindo arquitetura técnica, configuração, desempenho, funcionalidade, modo operacional e ambiente de voo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Diretor-presidente do Aeroporto de Salvador recebe título de cidadão soteropolitano

0
Cercado por familiares, amigos e representantes do trade turístico, Ribas, que é natural do estado do Paraná, destacou seu carinho pela