Parado há mais de 1 mês no Rio de Janeiro, avião ATR 42 deverá cruzar o Oceano Atlântico rumo à Europa

Avião ATR 42-500 Omni
ATR 42-500

Um avião bimotor turboélice ATR 42, que está há mais de 1 mês fora de operação no Rio de Janeiro (RJ), deverá partir em breve para cruzar o Oceano Atlântico rumo à Europa.

Informações às quais o AEROIN teve acesso a partir de uma fonte relacionada à operação mostram que a empresa aérea brasileira Omni Táxi Aéreo, que faz parte do grupo português Omni Helicopters International, solicitou e recebeu autorização para enviar para Portugal seu avião registrado sob a matrícula PR-OHS, um ATR 42-500.

O motivo da solicitação do voo de translado, que não poderá levar carga ou passageiro, mas sim ter somente a tripulação necessária a bordo, é a realização de uma manutenção na aeronave.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o PR-OHS está parado no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, desde o dia 15 de fevereiro, após chegar de Palmas (TO).

Embora não haja uma data específica definida, o voo do ATR 42, caso realmente seja realizado, deverá ocorrer em breve, já nas próximas semanas.

A Omni Táxi Aéreo possui uma frota de cerca de 70 aeronaves, mas somente o PR-OHS é um avião. Todas as demais são helicópteros. O ATR 42 possui 52 assentos e não é autorizado a realizar voos de táxi aéreo, portanto, é utilizado apenas para transporte de funcionários da própria empresa ou para fretamentos.

Atualização: nesta segunda-feira, 25 de março, o avião decolou do Galeão. Seus voos podem ser acompanhados em tempo real na tela do RadarBox disponibilizada a seguir (só aparecerá quando estiver operando e com seu sinal sendo captado pelos receptores) ou diretamente na plataforma clicando aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias