Os aviões C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira fizeram pela última vez o lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro.

Apelidado oficialmente de Gordo na FAB, o Lockheed C-130 Hércules foi um dos aviões mais longevos na Força e um dos mais queridos, tanto pelos tripulantes como pela população.
Sua robustez e histórico de segurança permitiram a ele operar da Amazônia até a Antártica, e uma das suas principais funções sempre foi o lançamento de paraquedistas, que ocorreu pela última vez esta semana no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro.
Na formatura dos novos soldados da Brigada de Infantaria Paraquedista, o salto real é feito, e isso ocorreu agora pela última vez com o C-130 Hércules, que está dando baixa da FAB.
De matrícula FAB2476 o Hércules fez com sucesso o lançamento de paraquedistas na zona oeste do Rio, e no retorno para a Base foi recebido com festa. De agora em diante, todos os lançamentos da Brigada serão feitos pelo Embraer KC-390.
É esperado que no próximo mês, no aniversário do Esquadrão Gordo, seja feito finalmente o último voo com o Hércules na FAB, marcando o fim de uma longa história de serviço.
O ÚLTIMO SALTO!
— bizu_maximo (@ricardofcruzrj) January 30, 2024
Vídeo mostrando uma recente formatura na Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro que também realizou o último lançamento de paraquedistas com o Lockheed C-130 Hércules, o FAB 2476 pic.twitter.com/GztzHYvTPM
que cumpriram diversas missões como as Operações “Saci” e “Bumerangue”, e que participaram da formação de mais de 40 mil paraquedistas militares. #cmlexercito #exercitobrasileiro #hercules pic.twitter.com/nvNZX12J3u
— Comando Militar do Leste (@cmlexercito) January 31, 2024