Passageiro alega que quebrou o nariz da comissária de voo agindo em legítima defesa

Foto de Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

Na semana passada, um incidente ganhou grande repercussão, onde tornou-se conhecido que um passageiro da American Airlines agrediu violentamente uma comissária de bordo, quebrando-lhe o nariz, durante um voo doméstico nos Estados Unidos. Dias depois, o presidente-executivo da empresa aérea, Doug Parker, descreveu o incidente como “uma das piores demonstrações de comportamento indisciplinado de passageiro que ele já viu”.

Novos desdobramentos do caso, informados pelo The New York Times, dão conta que o passageiro alegou às autoridades que tudo o que fez foi devido a um desequilíbrio causado por uma cirurgia no cérebro por que passou dias antes da viagem.

O suspeito de 20 anos, identificado como Brian Hsu, disse ao FBI, logo após o incidente a bordo do voo AA-976, que ele estava voltando para casa depois de passar por uma cirurgia no cérebro em Rhode Island para reconstruir partes de seu crânio. O jovem disse aos investigadores que ficou gravemente ferido durante um ataque brutal na cidade de Nova Iorque em 2020, que lhe deixou com danos psicológicos e sofrendo de “névoa mental”. 

Foto de Brian Hsu, preso após o pouso

Nariz na mão

Durante o voo, Hsu diz que se levantou para ir ao banheiro e estava se espreguiçando no corredor quando acidentalmente esbarrou numa comissário. Ele afirma que a comissária de bordo “ficou agitada” e começou a balançar os braços. Ele disse que ficou com medo de que ela batesse em sua cabeça operada, então ele levantou a mão defensivamente, mas a vítima investiu contra ele e seu nariz bateu em sua mão.

Testemunhas a bordo do voo, ouvidas pelo FBI, dizem que a história não foi bem essa, mas que o jovem agrediu deliberadamente a comissária após ela pedir-lhe para ficar longe do banheiro num momento em que o avião tinha as luzes de cinto de segurança acesas.

Um grupo de comissários de bordo e passageiros prendeu Hsu – inicialmente com fita adesiva e depois com plástico – enquanto a aeronave era desviada para Denver. A comissária agredida quebrou o nariz e teve que ser internada para observações durante a noite. Ela está se recuperando.

Se condenado pela agressão, Hsu poderá pegar uma sentença máxima de 20 anos de prisão e multa de US$ 200.000.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias