Passageiro filma Airbus A321 da Latam emitindo faíscas em decolagem rejeitada

Um Airbus A321 da Latam apresentou um problema de motor no começo da corrida de decolagem nesta última sexta-feira, 15 de julho, no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis (SC).

Conforme o vídeo abaixo, gravado por um passageiro e publicado pelo portal Conexão Comunidade, o motor esquerdo apresentou uma falha segundos após o início da aceleração, que resultou na emissão de muitas faíscas e na rejeição da decolagem pelos pilotos.

Vídeo do portal Conexão Comunidade

Dados das plataformas de rastreamento online mostram que a aeronave que cumpriria o voo LA-3303, que partia para Guarulhos por volta das 19h00, era o A321 registrado sob a matrícula PT-MXH. Após o incidente com o motor, o jato permaneceu por cerca de 5 minutos parado no início da pista, e então taxiou de volta para o pátio do Hercílio Luz.

A posição aproximada em que a aeronave parou, ainda no início da decolagem – Imagem: FlightRadar24

A emissão repentina de uma quantidade de faíscas tão grande como visto na gravação costuma indicar que algum componente interno do motor sofreu uma falha, como um disco da seção de turbina, por exemplo. Porém, apenas uma avaliação de técnicos de manutenção poderá dizer o que houve com o propulsor.

Depois do problema, outro Airbus A321, de matrícula PT-XPD, cumpriu o voo LA-3303, partindo para Guarulhos depois da meia-noite.

O PT-MXH permanecia no solo em Florianópolis até a publicação desta matéria, quase 24 horas após o incidente. Em situações como essa, o motor geralmente precisa ser removido e enviado para reparo, portanto, se este for o caso, o jato ainda deve permanecer fora de operação por dias até o fim da intervenção de manutenção para troca do propulsor.

Em nota ao AEROIN neste sábado, a LATAM Brasil informou que “a aeronave do voo LA3303 (Florianópolis-São Paulo/Guarulhos), programado para decolar às 18h35 desta sexta-feira (15), interrompeu seu procedimento de decolagem ainda no solo, em completa segurança, após a detecção de liberação de partículas em alta temperatura pela exaustão do motor. Não houve nenhuma emissão de fogo e necessidade de acionamento do sistema de extinção da aeronave, que passará por manutenção.

A empresa ainda acrescentou que “os passageiros foram reacomodados no LA3303, que decolou na madrugada deste sábado (16), às 00h23 e pousou no destino a 1h23, e receberam toda a assistência necessária, como alimentação, hospedagem para os passageiros com conexão em Guarulhos e transporte no destino. A companhia reitera que segue as mais rigorosas normas, atendendo a regulamentação das autoridades brasileiras e internacionais. Por fim, ressalta que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias