Início Acidentes e Incidentes

Passageiro filma asa atingindo poste quando o avião estava saindo para o voo

Uma aeronave Boeing 737-800 operada pela companhia indiana SpiceJet, registrada sob a matrícula VT-SLJ, atingiu um poste de iluminação no aeroporto de Delhi, na Índia, na manhã da segunda-feira, 28 de março.

Conforme o vídeo abaixo, gravado por um passageiro enquanto o avião era empurrado para trás (procedimento de “pushback”) pelo veículo de reboque, a asa direita do avião atingiu o poste na região do aileron, a superfície de comando que auxilia na realização de curvas. O incidente ocorreu quando o voo estava prestes a partir.

Segundo reportou o The Indian Express, o Diretor de Segurança Aérea da agência reguladora e de segurança da aviação indiana (DGCA) iniciou uma investigação detalhada sobre o incidente.

Após a ocorrência, ambos os pilotos, o engenheiro de manutenção de aeronaves, os wing walkers (pessoas que acompanham a aeronave em solo para observar as pontas das asas) e o operador de pushback foram afastados do serviço enquanto aguardam a investigação.

“Durante a operação de pushback, a aeronave foi empurrada para além da pista de táxi e da marcação da borda do pátio. Quando a aeronave estava sendo alinhada, a parte traseira da asa direita atingiu o poste de luz do pátio”, disse uma fonte da Direção Geral de Aviação Civil (DGCA).

A fonte disse que, após o incidente, todos os envolvidos foram testados para consumo de álcool e deram negativo.

Um porta-voz da SpiceJet disse: “Em 28 de março de 2022, o voo SG160 da SpiceJet estava programado para operar entre Delhi e Jammu. Durante o pushback, o bordo de fuga da asa direita entrou em contato com um poste, causando danos ao aileron. Uma aeronave substituta foi providenciada para operar o voo.”

Segundo dados da plataforma RadarBox de rastreamento online, o Boeing 737 efetuou um voo local cerca de 1 horas na manhã desta terça-feira, 29 de março, e depois passou a operar voos comerciais, portanto, a aeronave já deve ter sido rapidamente reparada e submetida a um voo de teste de verificação.

O voo local na manhã desta terça-feira – Imagem: RadarBox

Sair da versão mobile