Vídeos gravados ontem, 16 de fevereiro, por um passageiro a bordo do avião e a partir do solo, mostram os momentos em que o motor direito de um avião emitiu labaredas pouco depois da decolagem, devido a um incidente.
A gravação a seguir mostra primeiro as imagens feitas pelo viajante e, logo em seguida, as cenas das testemunhas que observaram do chão:
Visuals from the cabin – The aircraft was operating flight to AV8545 to Medellin (MDE) with 170 passengers.
— FL360aero (@fl360aero) February 16, 2024
Flight : https://t.co/FlnsINUuQv
🎥Mauricio Ramírez / FL360aero https://t.co/dMXFd9R0ZD pic.twitter.com/NSEyoOHvCv
O avião visto nas cenas acima é o Airbus A320 de matrícula N230AC, operado pela Avianca, quando estava realizando o voo AV-8545, de Barranquilla para Medellín, ambas na Colômbia.
A aeronave decolou da pista 05 de Barranquilla, mas a tripulação interrompeu a subida a 2.000 pés (610 metros) de altitude, depois que o motor direito apresentou o problema. A aeronave pousou em segurança de volta na pista 05 cerca de 15 minutos após a decolagem.
Como mostrado previamente pelo AEROIN, a pane de motor foi resultado de um “bird strike”, ou seja, uma colisão com ave incluindo ingestão pelo motor, que levou a Avianca a emitir um comunicado ressaltando a necessidade de maior atenção ao controle de aves nas proximidades dos aeroportos, devido a recorrentes ocorrências semelhantes.