Após novo incidente, Avianca pede mais controle de aves nas proximidades dos aeroportos

Avião Airbus A319 Avianca

Nesta sexta-feira (16) o voo AV-8545, da Avianca, que fazia a rota de Barranquilla para Medellín, retornou preventivamente ao Aeroporto Ernesto Cortissoz após a decolagem devido ao impacto de uma ave que afetou um de seus motores. A aeronave envolvida no incidente foi o Airbus A320 de matrícula N230AC.

Seguindo os protocolos estabelecidos, a aeronave pousou em segurança às 12h, com seus 170 passageiros em ótimas condições. Eles foram reacomodados em outro voo para continuar com seus planos de viagem, informou o Aviacionline.

Após esta situação, a Avianca emitiu um comunicado fazendo um apelo urgente às autoridades locais e ao governo nacional sobre a necessidade de tomar medidas contra a presença de aves nos aeroportos, suas proximidades e trajetórias de aproximação e partida.

“A segurança das pessoas é inegociável”, disse a empresa, lembrando que em 2023 foram registrados 774 ataques de aves em seus voos, um aumento de 13,6% em relação a 2022.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias