Passageiros “cozinham” por horas a bordo de avião da Qatar com ar condicionado quebrado

Passageiros de um voo da Qatar Airways enfrentaram uma situação difícil e desgastante no início desta semana, quando ficaram presos no interior do avião por horas enquanto o voo estava parado no asfalto do Aeroporto de Atenas, sem a climatização funcionando adequadamente.

O voo QR-204, que partiria de Atenas para Doha nesta segunda-feira, 10 de junho, teve seu horário de partida atrasado devido a “questões técnicas“, conforme afirmou a companhia aérea. O calor excessivo que se fazia sentir na aeronave deveu-se a uma falha no sistema de ar condicionado.

Como resultado, os passageiros enfrentaram temperaturas elevadas por mais de três horas, sem que lhes fosse permitido deixar o avião. O constrangimento e desconforto da situação chegaram a tal nível que vários passageiros começaram a sentir-se mal, apresentando sinais de desidratação e, em alguns casos, desmaiando. Outros, tiraram a camiseta.

Depois de horas de espera, os passageiros foram finalmente autorizados a desembarcar. No dia seguinte, um voo de socorro partiu de Atenas e uma aeronave Boeing 777-300ER de registro A7-BAL decolou às 06h43.

O voo de quase quatro horas sobrevoou a Turquia e o Iraque antes de finalmente chegar ao seu destino. A Qatar Airways ainda não divulgou um comunicado oficial sobre o incidente.

Nota da Qatar

A Qatar Airways pede sinceras desculpas aos passageiros que viajavam no voo QR204 de Atenas (ATH) para Doha (DOH) na segunda-feira, 10 de junho de 2024, pelo atraso devido a um problema técnico.

Como resultado, todos os passageiros foram convidados a desembarcar da aeronave e receberam suporte da nossa equipe no Aeroporto Internacional de Atenas, enquanto as equipes de manutenção em terra trabalhavam para resolver o problema. Posteriormente, o voo partiu de ATH, chegando a DOH às 10h39, horário local, na terça-feira, 11 de junho de 2024, onde estendemos nosso total apoio a todos os passageiros afetados para garantir que fossem realocados em conexões até seus destinos finais.

A segurança dos nossos passageiros e tripulação é nossa maior prioridade em todos os momentos, e na chegada a DOH nos desculpamos a cada passageiro afetado por esta perturbação imprevista e pelos inconvenientes causados. Além disso, os passageiros foram informados dos seus direitos a indenizações de acordo com a regulamentação aplicável.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Mulher é presa pela PF no Aeroporto de São Gabriel da...

0
A Polícia Federal informa mais uma prisão de passageiro realizada nesta semana, dessa vez em um aeroporto no meio da floresta amazônica.