Passageiros filmam discurso de político a bordo de voo e colocam a empresa aérea em polêmica

A companhia aérea canadense WestJet foi alvo de críticas depois de conceder ao líder conservador da oposição Pierre Poilievre o uso do sistema de alto-falantes de um voo para fazer um discurso a bordo. A situação ocorreu durante um voo de Québec para Calgary, onde Poilievre estava viajando para a convenção de um partido conservador.

Desde então, políticos de todos os campos, bem como o Sindicato de Comissários de Bordo da WestJet, cogitaram exigir desculpas pela decisão da companhia aérea.

“As próprias regras de trabalho da WestJet estabelecem claramente que ninguém além da tripulação operacional deve usar o sistema PA”, afirmou Alia Hussain, presidente local do Sindicato Canadense de Funcionários Públicos. De acordo com os regulamentos da WestJet, os sistemas de alto-falantes são restritos a fornecer apenas informações necessárias ao voo.

Hussain atribuiu o evento a um “mau julgamento” da companhia, pois ela não deveria colocar seus tripulantes no meio de posicionamentos políticos. Para manifestar seu descontentamento, o sindicato insistiu no pedido de desculpas por parte da WestJet, insistindo que os comissários não tiveram nenhuma participação na decisão.

No discurso de 45 segundos que pode ser visto abaixo, Poilievre abordou o tema das próximas eleições federais a bordo do avião, que foi recebido com risos e aplausos por muitos passageiros. A reação da empresa ainda não foi divulgada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias