A fabricante sueca SAAB respondeu às acusações feitas pela República Checa sobre falta de claridade no preço do caça Gripen. A empresa tinha sido apontada pelo país europeu, atual operador de 14 caças Gripen C/D alugados da Suécia, de que os valores informados ao público eram totalmente diferentes dos propostos para a aquisição dos novos Gripen NG (E/F).
E esta discrepância de valores divulgados gerou críticas ao governo checo, que escolheu o americano Lockheed Martin F-35A, de 5ª geração, para ser substituto dos atuais Gripen C/D, alegando que eles eram mais baratos.
Agora, entretanto, a SAAB rebateu os checos e suas análises, usadas para justificar a compra do F-35. Por elas, os checos afirmavam que caça americano era mais barato de operar que o Gripen.
O Chefe de Marketing de Produtos Aeronáuticos da SAAB, Mikael Franzén, respondeu ao AEROIN sobre o caso, destacando que o custo operacional do Gripen NG é até três vezes menor do que do F-35. Confirma abaixo a nota completa.
O Gripen não é mais caro do que o F-35, pelo contrário! Com base em todos os dados publicamente disponíveis, é evidente que o custo de aquisição do F-35 é até 100% superior ao do Gripen, com custos operacionais que chegam a ser duas ou três vezes maiores que o caça sueco. Além disso, é importante destacar que esses números não englobam os consideráveis e ainda desconhecidos custos associados às atualizações do F-35, um tema de grande relevância no momento.
O Gripen atende a todos os requisitos operacionais da OTAN e de forças independentes, destacando-se com um conjunto de capacidades de ponta, que incluem sistemas avançados de sensores totalmente integrados e de amplo espectro, como radares de varredura eletrônica (Active Electronically Scanned Array – AESA), sensor passivo de busca de alvos por infravermelho (Infra-Red Search and Track – IRST) e outros sistemas que garantem uma consciência situacional sem precedentes e superioridade no campo de batalha.
O alto nível de fusão de sensores do Gripen é apoiado por funções de colaboração homem-máquina no cockpit, que inclui uma ampla tela panorâmica (Wide Area Display – WAD) e utiliza elementos da tecnologia de inteligência artificial (IA) para auxiliar o piloto. Além disso, o Gripen possui um robusto sistema de guerra eletrônica que assegura a liberdade de movimento e ação, mesmo em espaços aéreos intensamente defendidos.O Gripen também traz a mais ampla variedade de armamentos disponíveis entre todas as aeronaves de combate no mercado atual. Sua arquitetura aviônica exclusiva permite rápida adaptação e aprimoramento em todos os aspectos da aeronave, resultando em economia e capacidades operacionais superiores. O Gripen continua sendo a melhor escolha para as forças aéreas do Brasil, Suécia e muitas outras.