Passageiros que iriam a festival LGBTQIA+ em Noronha reclamam sobre a GOL ter cancelado os voos

Boeing 737-700 da GOL Linhas Aéreas – Imagem: GOL Linhas Aéreas

Turistas que planejavam visitar Fernando de Noronha para participar do festival LGBTQIA+ Love Noronha foram surpreendidos pelo cancelamento de suas viagens pela GOL Linhas Aéreas. O evento está programado para ocorrer de 22 a 25 de agosto, mas a impossibilidade de viajar para a ilha afetou os planos de muitos participantes.

A GOL interrompeu suas operações em Fernando de Noronha desde outubro de 2022, após a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) proibir o pouso de aviões de grande porte na ilha, devido a problemas na pista do aeroporto, como buracos e fissuras. No entanto, a companhia aérea voltou a vender passagens para o arquipélago em dezembro de 2023, com viagens previstas a partir de 11 de agosto de 2024, na expectativa de que o aeroporto estaria liberado.

O governo estadual anunciou uma obra de recuperação do aeroporto de Fernando de Noronha, com um orçamento de R$ 60 milhões, entretanto, embora a mobilização para o serviço tenha começado, houve atraso na produção de asfalto, que ainda não foi iniciada. A Secretaria de Mobilidade de Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) informou que a produção de asfalto deve começar no final de junho de 2024 e o trecho central da pista deve estar pronto 60 dias após o início do recapeamento.

Transtornos para Turistas

Segundo noticiou o g1, o cancelamento dos voos gerou frustração entre os turistas. Fernando Aleixo Canevari, gerente de marketing, e Rodrigo Nahas Nomelini, cerimonialista, ambos de Ribeirão Preto, São Paulo, compraram passagens em fevereiro deste ano para participar do evento.

É muito frustrante o cancelamento da GOL. Eu e meu marido compramos a passagem com bastante antecedência, reservamos hotel, compramos os ingressos do evento e de algumas programações na ilha“, afirmou Fernando Canevari. O casal recebeu um e-mail da empresa justificando o cancelamento devido à reforma no aeroporto. Eles não têm interesse na devolução do dinheiro das passagens, pois desejam participar do festival.

Maria do Céu, organizadora do Love Noronha, relatou diversas reclamações de pessoas que compraram passagens pela GOL para o evento.

A GOL vende passagens para Fernando de Noronha, mas diz que a viagem não pode ser feita por conta do aeroporto e oferece outro destino. Nós ficamos com o problema, pois as pessoas querem o dinheiro dos ingressos de volta. Isso aconteceu no ano passado: foram mais de 50 participantes do evento prejudicados. A GOL faz o desserviço para o turismo da ilha“, disse Maria do Céu.

Resposta da GOL

Em nota, a GOL informou que acompanha de perto a evolução do trabalho de requalificação da pista de pousos e decolagens, e demais melhorias, junto à ANAC e órgãos reguladores, e que os voos do trecho Recife–Noronha estão suspensos até 15 de setembro de 2024 por causa da mudança no cronograma.

A companhia orienta os clientes com passagens emitidas para Noronha até essa data a remarcarem suas viagens, pedirem crédito ou pedirem reembolso diretamente pela internet. Para acomodação, os clientes podem contatar a Central de Atendimento da GOL.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

“Não Seja Mula” é o mote da ação do Ministério Público...

0
O propósito da iniciativa é conscientizar a população sobre o impacto do transporte ilícito de entorpecentes em aeroportos.