Passageiros se ferem após acessório esquecido na hélice perfurar fuselagem do avião

Saab 340B da Link Airways – Bidgee, CC BY-SA 3.0 AU, via Wikimedia Commons

Um grave incidente, com passageiros feridos, foi registrado nesta semana, quando um acessório esquecido em uma hélice de um bimotor escapou durante o voo e penetrou a fuselagem da aeronave. O caso foi registrado na última quinta-feira (10) com um Saab 340B da Link Airways, que voava em nome da Virgin Australia.

A aeronave de matrícula VH-VEQ deveria realizar o voo VA-633, de Camberra para Sydney, na Austrália. Durante a decolagem, uma cinta usada para prender a hélice esquerda quando o avião está no solo, mas que não foi retirada pela equipe de aeroporto, atingiu e penetrou no lado esquerdo da fuselagem da aeronave.

Conforme reporta o The Aviation Herald, com o impacto e a penetração, três passageiros ficaram levemente feridos. Os pilotos, tendo recebido uma chamada de emergência dos comissários de bordo, interromperam a subida a 3 mil pés (cerca de 900 metros) e regressaram ao aeroporto para um pouso imediato na pista 35 cerca de 7 minutos após a partida.

Perfuração vista a bordo da aeronave – Imagem: The Aviation Herald

O Departamento Australiano de Segurança de Transporte (ATSB) enviou investigadores ao local e constatou que a correia havia sido usada para prender a hélice durante a noite e não havia sido removida durante a inspeção pré-voo, resultando numa falha grave.

A Polícia Federal Australiana confirmou que três passageiros sofreram ferimentos leves e, posteriormente, a companhia aérea relatou que não houve tripulantes feridos. O bimotor ainda está no solo desde a data da ocorrência. Acima e abaixo é possível observar a avaria feita pela perfuração do acessório contra a fuselagem:

Perfuração vista de fora – Imagem: The Aviation Herald

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Pilotos decolam sem saber que o aeroporto de destino estava fechado...

0
Uma falha grave na segurança de voo foi registrada na tarde de terça-feira, dia 22 de janeiro, quando o voo 551 da Frontier Airlines