
Um vídeo publicado por passageiros na internet, na semana passada, mostrou um avião De Havilland Dash 8-400 da JamboJet, com matrícula 5Y-JXC, preso próximo ao pátio do aeroporto de Lamu, na Ilha de Manda, no Quênia. O motivo pelo qual o turboélice não podia partir era a roda, que ficou presa no buraco causado pelo entulho.
Enquanto as 35 pessoas a bordo estavam sem poder seguir ao seu destino, um funcionário do aeroporto, vestindo um colete fluorescente, cavava o entulho à volta da roda para tentar livrar a aeronave. Após duas horas e meia de atraso o avião foi finalmente libertado e conseguiu levantar voo.
Segundo relatou o noticiário do Citizen Digital, este não foi o primeiro atraso sofrido pela JamboJet na região de Lamu. Segundo o site, a mesma empresa já havia suspendido operações no local antes devido a preocupações com a superfície da pista. Assim, a elaboração de planos de manutenção e melhoria não parece ter sido colocada em prática.
Jambojet flight from Lamu delayed by pothole incident
— Senior Chief• (@Chief_MDS) September 17, 2023
A Jambojet flight from Lamu to Nairobi was delayed on Sunday morning after the plane got stuck in a pothole on the runway.
pic.twitter.com/M9CqH88Gon