Passagem aérea tem primeira alta em meses no Brasil e sobe 6%

Após vários meses de queda, o preço da passagem aérea voltou a subir e representou a maior alta no setor de transportes.

Os dados são do IPCA-15, a prévia da inflação divulgada hoje pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No grupo dos Transportes, houve um aumento geral de 0,77%, sendo o maior nas passagens aéreas com 6,04%, seguida pelo metrô com alta de 2,53%.

Estas altas contribuíram para que o índice ficasse no geral com 0,44% de alta, bem no meio entre a meta e o teto da meta estabelecida pelo governo.

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 16 de abril a 15 de maio de 2024 (período de referência) e comparados com aqueles vigentes de 15 de março a 15 de abril de 2024 (base). O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

Via Assessoria de Imprensa do IBGE

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

O grande trijato MD-11 está fazendo hoje mais um voo ao...

0
O bonito avião só é visto no Brasil em serviços pontuais, quando a norte-americana FedEx o aloca no lugar do Boeing 767-300F em seus voos