Pela 1ª vez, ANAC esteve presente com estande no maior show aéreo do Brasil, o Arraiá Aéreo, em Bauru (SP)

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) destaca que participou, no último final de semana, dias 8 e 9 de junho, do 9° Arraiá Aéreo, realizado no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros, em Bauru (SP).

Essa foi a primeira vez que a ANAC esteve presente com um estande no evento, que é considerado o maior show aéreo do Brasil. Segundo a Fundação Astronauta Marcos Pontes, organizadora do festival, cerca de 150 mil pessoas passaram pelo Arraiá Aéreo neste ano.

Durante os dois dias de encontro, técnicos da Agência conversaram com os participantes e esclareceram dúvidas sobre sistemas da ANAC e sobre como ingressar nas carreiras da aviação. O estande contou também com atividades voltadas para o público infantil, distribuição de pipoca e balões para a alegria das crianças.

A ANAC aproveitou para reforçar as ações do programa Asas para Todos, destacando as iniciativas de ingresso na aviação e inclusão de mais mulheres na aviação.

O Arraiá Aéreo é uma iniciativa da Fundação Astronauta Marcos Pontes e promove a aproximação da população com a aviação, instigando crianças e adolescente a conhecerem mais sobre as carreias de pilotos, mecânicos e comissários.

As festividades tiveram mais de 40 shows de exibição e acrobacias aéreas, da Esquadrilha Céu, da Esquadrilha da Fumaça e até uma disputa de velocidade entre um avião e uma moto, em uma reprodução de uma cena do filme Top Gun. Infelizmente o piloto desta última atração foi a vítima do acidente aéreo com sua aeronave na manhã da segunda-feira, quando decolava para retornar para casa.

O evento contou ainda com a exibição de aeronaves antigas, do A29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB), uma réplica do 14Bis e modelos do utilizados no aerodesporto, como paramotores, planadores e trikes.

Nesta edição, a entrada no Arraiá Aéreo foi a doação de 1 kg de alimento não perecível, 1kg de ração animal ou R$ 10, mais um agasalho ou produto de higiene pessoal, que foram destinados ao Rio Grande do Sul.

Com informações da ANAC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias