Pela 1ª vez na história, um avião-tanque comercial faz um reabastecimento aéreo com lança

P-8 da Marinha dos EUA sendo reabastecido – Imagem: Matrea

A Metrea, uma empresa norte-americana privada especializada em serviços para parceiros do segmento de segurança nacional, informou nesta semana que fez história no último dia 17 de abril de 2023, ao realizar o primeiro reabastecimento aéreo da história feito com lança por um avião-tanque comercial.

Essa conquista histórica de um KC-135R da Matrea Mobilidade Estratégica (MSM – Metrea Strategic Mobility) ocorreu durante um exercício de treinamento bem-sucedido na costa da Flórida.

O avião-tanque KC-135R – Imagem: Matrea

Na missão, duas aeronaves P-8 Poseidon da US Navy (Marinha dos EUA) foram reabastecidas em um período de 4 horas, resultando em maior prontidão e treinamento de uma unidade operacional da linha de frente da Marinha.

A Metrea Strategic Mobility é a única empresa a possuir e operar uma frota de aeronaves KC-135R. A Metrea oferece um serviço de reabastecimento ar-ar que se integra de forma segura e profissional ao treinamento e operações de aviação militar.

“Este é um marco importante na história de 100 anos de reabastecimento aéreo. Um avião-tanque comercial nunca fez isso antes”, disse Jon “Ty” Thomas, chefe do Grupo Aéreo e Espacial da Metrea.

“O trabalho em equipe com a Marinha dos EUA, NAVAIR e a unidade P-8 levou a esse sucesso, que é uma prova do valor significativo dos aviões-tanque comerciais presentes para aumentar as frotas militares nacionais de aviões-tanque. Estamos ansiosos para fazer contatos de lança também com um receptor da USAF e um receptor de uma força aérea estrangeira. Há mais história a ser feita aqui”, completou Ty.

A Metrea tem uma taxa de confiabilidade de missão de 93% desde o início da execução de um contrato com a NAVAIR no final de 2021 e voou mais de 130.000 horas de voo sem acidentes, em vários tipos de aeronaves, missões e geografias em apoio aos EUA, Reino Unido e outros aliados e objetivos de segurança nacional do governo parceiro.

As aeronaves da MSM são equipadas com dois pods do Sistema de Reabastecimento Multiponto (MPRS) montados nas asas, que facilitam o reabastecimento com aeronaves da Marinha, do Corpo de Fuzileiros Navais e de nações parceiras equipadas com sondas. Elas também são equipadas com uma lança de reabastecimento aéreo para receptores equipados com receptáculos, como os P-8 da Marinha e aeronaves da Força Aérea dos EUA.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias