Pelo 2º dia seguido, Brasil não recebe o pouso do maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380

Airbus A380 – Imagem: Divulgação – Emirates

A data de hoje, 18 de abril, marca o segundo dia seguido em que o Brasil não recebeu o tradicional pouso diário do maior avião de transporte de passageiros do mundo, o Airbus A380.

A companhia aérea árabe Emirates opera entre os Emirados Árabes Unidos e São Paulo/Guarulhos com o grande jato de dois andares em todos os sete dias da semana, porém, ontem, 17, precisou cancelar o par de voos EK261/EK260 entre os dois destinos devido à disrupção das operações no Aeroporto Internacional de Dubai.

E hoje, o avião parece estar prestes a decolar no momento da publicação desta matéria, portanto, pousará somente na sexta-feira, 19, o que marca esta quinta-feira como o segundo dia sem a presença do A380 no Brasil.

Por outro lado, se o voo de amanhã partir no horário normal, poderá haver dois pouso do gigante quadrimotor no Aeroporto Internacional de Guarulhos no mesmo dia.

Atualização 19/04: no final do dia de ontem, o A380 de matrícula A6-EUS chegou a taxiar no Aeroporto de Dubai para o voo EK-261, mas não decolou. Assim, nesta sexta-feira, somente o voo padrão desta data está sendo realizado, com a aeronave A6-EUJ e previsão de pouso por volta das 19h00, que poderá ser assistido ao vivo na tela a seguir, que mostra a câmera do canal Golf Oscar Romeo no YouTube:

Como mostrado previamente pelo AEROIN, o aeroporto de Dubai, o mais movimentado do mundo em número de passageiros de voos internacionais, ficou completamente inundado com as incomuns tempestades que atingiram a região nesta semana.

Em apenas dois dias, choveu três vezes mais do que o média de todo o ano do local, fazendo com que pátios e pistas ficassem com uma alta camada de água, impossibilitando ou atrasando consideravelmente praticamente todos os pousos e decolagens.

As tempestades nos Emirados Árabes Unidos e países vizinhos na terça-feira despejaram 250 milímetros de precipitação em menos de 24 horas em algumas áreas, a chuva mais volumosa testemunhada na região em 75 anos.

Devido aos impactos da situação, em sua mais recente atualização aos passageiros divulgada nesta quinta-feira em suas redes sociais, a Emirates informa o seguinte:

“Os clientes que partem de Dubai agora podem fazer check-in para seus voos. Dirija-se ao aeroporto apenas se tiver uma reserva de voo confirmada, pois o aeroporto continua congestionado.

Os clientes afetados por cancelamentos de voos devem entrar em contato com seu agente de reservas, enviar-nos uma mensagem direta ou visitar a área de suporte no site para remarcar.

Ainda pode haver atrasos na chegada e partida dos voos. Verifique os horários de voos mais recentes em na página de Status do voo.

A Emirates apresenta as nossas mais sinceras desculpas aos clientes afetados que sofreram atrasos e interrupções nos seus planos de viagem causados pelo mau tempo e pelas condições das estradas. Reconhecemos o quão difícil é para todos os afetados.

Embora alguns clientes tenham conseguido voltar para casa ou chegar ao seu destino, sabemos que muitos ainda estão à espera para embarcar nos voos. Nossas equipes estão trabalhando arduamente para restaurar nossas operações programadas, bem como acomodações seguras e outras comodidades para os clientes afetados no aeroporto.

A nossa principal preocupação será sempre a segurança dos nossos clientes e tripulação, e isso nunca será comprometido.”

Além da publicação vista acima, em sua página de atualizações de viagem a companhia ressalta que está recebendo um grande volume de chamadas, portanto, pede desculpas a quem não conseguir atendimento imediatamente.

Para ver novamente as cenas dos aviões em meio à inundação no aeroporto de Dubai, clique aqui ou no título logo abaixo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias