Neste final de semana, a Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), sediada no Rio de Janeiro (RJ), informou que concluiu, no dia 29 de setembro, a formação da 2ª turma de Inspetores de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) deste ano.
O curso contou com a presença de militares e civis das seguintes unidades:
– Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA);
– Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo III e IV (CINDACTA III e CINDACTA IV);
– Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III);
– Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC);
– Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA);
– Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV); e
– Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA).
Segundo explica a ASOCEA, os participantes estarão aptos para exercerem a função de INSPCEA após o Treinamento no Posto de Trabalho (TPT).
O objetivo foi orientar os futuros inspetores quanto ao processo de inspeção de segurança operacional e de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita nos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) do SISCEAB.
A formação também esclareceu sobre protocolos e normas empregados pela ASOCEA, o Sistema Informatizado de Vigilância e a aplicação das ferramentas desenvolvidas para as avaliações realizadas pelos PSNA, o que possibilitou aos alunos a realização de exercícios práticos que simularam uma inspeção real.
Ao término do curso, o Vice-Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, agradeceu aos envolvidos pelo sucesso da atividade. O Oficial Superior comenta o seguinte: “A formação de INSPCEA é fundamental para o exercício desta função, pois dela decorre, diretamente, a segurança da aviação em nosso país, assim como o cumprimento da missão da ASOCEA, referente ao assessoramento direto ao Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à supervisão da segurança operacional dos serviços de navegação aérea”.
Na ocasião, a oradora da turma, a Sargento Controladora de Tráfego Aéreo Greice Kelly de Oliveira Chaves Narciso Ferreira, do efetivo do DECEA, destacou a importância do INSPCEA na segurança do espaço aéreo.
“Este não é o fim da jornada. Na verdade, ela está só começando! Devemos aplicar os conhecimentos aqui adquiridos, somados à formação anterior, no cumprimento dessa nobre missão, que agora faz parte de nosso rol de tarefas”, finalizou.