Início Empresas Aéreas Pesquisa nos EUA coloca GOL dentre as piores para os passageiros

Pesquisa nos EUA coloca GOL dentre as piores para os passageiros

Boeing 737 MAX-8

Uma pesquisa da Bounce, empresa especializada em ajudar passageiros a encontrar um lugar para armazenar suas bagagens em centenas de cidades do mundo, analisou as experiências dos viajantes aéreos para fatores como atendimento dos colaboradores, refeições serviços, conforto a bordo e entretenimento a bordo, bem como o número de reclamações e a franquia máxima de bagagem, para definir as melhores e as piores companhias aéreas ao redor do planeta.

Entre as 71 empresas avaliadas que fazem voos para os Estados Unidos, a companhia aérea de baixo custo Viva Air Colombia foi considerada a pior do mundo, com nota total de 3,4 em 10. Embora tenha recebido o menor número de reclamações entre todas, a empresa obteve uma pontuação de 1 em 5 nos índices para refeições, conforto do assento e entretenimento a bordo, devido ao fato de que poucas comodidades são oferecidas aos clientes gratuitamente.

A mexicana VivaAerobus ocupa o penúltimo lugar, com nota 3,6. A pontuação foi de 1 nos índices para entretenimento a bordo e refeições, e de 2 para a qualidade dos serviços prestados por seus funcionários. Segundo a Bounce, o resultado pode ser devido ao seu programa de compra a bordo, em que alimentos e bebidas devem ser adquiridos.

A também mexicana Volaris Airlines completou o “pódio” das três piores, com total de 4,0, principalmente devido à interrupção do entretenimento a bordo da companhia aérea desde 2019. Ela tem uma das pontuações mais baixas no índice deste serviço, e seu peso máximo permitido de bagagem de apenas 10 quilos afeta seu resultado geral.

As brasileiras no ranking

As empresas brasileiras passam a figurar no ranking a partir da 10ª posição entre as piores (ou 62ª posição entre as 71 avaliadas), com a GOL Linhas Aéreas tendo nota 5,8. Segundo a Bounce, as avaliações dos passageiros foram de 3 para o atendimento dos funcionários, de 2 para refeições a bordo, de 3 para o conforto dos assentos e de 1 para o entretenimento de bordo.

A LATAM é a 20ª pior entre as avaliadas (52ª na classificação), com nota 6,7. A única diferença em relação aos índices da GOL é o valor 3 para o entretenimento de bordo.

A AZUL, por sua vez, teve avaliação 3 para todos os critérios, sendo este resultado, associado ao baixo índice de reclamações, suficiente para uma nota geral de 7,3. Com isso, a companhia figura na região superior do ranking, na posição 22.

Na topo da classificação, as três melhores do mundo na avaliação dos passageiros foram a japonesa ANA All Nippon Airways, a Singapore Airlines de Singapura e a sul-coreana Korean Airlines.

Veja a seguir a classificação completa:

Com informações da Bounce