Pessoas com Deficiência poderão pilotar aviões em projeto pioneiro da escola de aviação SAFE

Imagem: Carlos Hori / SAFE Escola de Aviação

A escola de aviação SAFE, sediada em São José dos Campos e com uma base também em Campinas, está próxima se receber sua próxima aeronave, um Montaer MC-01 novo de fábrica, que será alocado para o treinamento práticos de pilotos. Com previsão de chegada para as próximas semanas, o equipamento de matrícula PS-SFI contará com algumas novidades.

A primeira delas é que a aeronave será dedicada a todas as mulheres na aviação, em parceria com a Aviadoras – AMAB, a Associação das Mulheres Aviadoras e Mulheres na Aviação do Brasil e, por conta disso, será batizado com o nome dessa associação.

Outra novidade é que o quarto MC01 da escola virá com o Kit de adaptação para pessoas com deficiência motora, tornando a SAFE uma escola pioneira na inclusão de PCD na aviação. Mais detalhes sobre o projeto devem ser divulgados pela escola em breve.

Um caso de sucesso na inclusão de PCD na aviação vem dos Estados Unidos, onde a iniciativa Able Flight já formou dezenas de pilotos ao longo de mais de uma década de trabalhos. Para ser mais específico, desde 2007, mais de 80 alunos com deficiência obtiveram suas licenças de piloto esportivo através desse programa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias