Reveladas imagens do avião Montaer MC-01 da SAFE que faz parte de uma iniciativa pioneira no Brasil

Imagem do vídeo apresentado abaixo

Como mostrado há poucos dias pelo AEROIN, a escola de aviação SAFE, sediada em São José dos Campos-SP e com uma base também em Campinas-SP, está próxima de receber mais um avião, um Montaer MC-01 novo de fábrica, que será alocado para o treinamento práticos de pilotos, e que conta com novidades.

E agora, neste sábado, 2 de março, a fabricante aeronáutica baiana revela imagens do equipamento especial, em vários vídeos mostrando alguns detalhes (para ver cada vídeo, clique na seta na lateral direita):

Como informado pelo AEROIN e mostrado nos vídeos vistos acima, uma das novidades é que a aeronave, de matrícula PS-SFI, será dedicada a todas as mulheres na aviação, em parceria com a Aviadoras – AMAB, a Associação das Mulheres Aviadoras e Mulheres na Aviação do Brasil. Por conta disso, será batizado com o nome dessa associação e tem a pintura na cor rosa.

Outra novidade é que o avião, o quarto MC-01 da escola, faz parte de uma iniciativa inédita no Brasil: a SAFE está se tornando uma escola pioneira na inclusão de PCD no Brasil, pois o equipamento conta com um kit de adaptação para pessoas com deficiência motora.

Imagem do vídeo apresentado acima

Como visto nas imagens, diversos movimentos de controles de voo que os pilotos fazem tradicionalmente com os pés passam a estar disponíveis para realização com as mãos. Mais detalhes sobre o projeto devem ser divulgados pela escola SAFE e pela fabricante Montaer em breve.

Um caso de sucesso na inclusão de PCD na aviação vem dos Estados Unidos, onde a iniciativa Able Flight já formou dezenas de pilotos ao longo de mais de uma década de trabalhos. Para ser mais específico, desde 2007, mais de 80 alunos com deficiência obtiveram suas licenças de piloto esportivo através desse programa.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias