Piloto confunde instrução do controlador durante arremetida e voa em direção a outro jato

Foto – FlightRadar24

Uma quase colisão aérea ocorreu nos EUA, na semanada passada, após uma confusão de instruções dadas pelo controlador de voo. A situação ocorreu em Portland, no estado do Oregon, na costa oeste americana, quando um Boeing 737-800 da Alaska Airlines realizava uma arremetida na pista 28 da esquerda.

No mesmo momento, um Embraer E175 da Delta Express, operado pela Skywest Airlines, decolava na pista 28 da direita. Estes procedimentos de pouso e decolagem simultâneos são previstos no Aeroporto de Portland e feitos com frequência.

No entanto, logo após a decolagem do Embraer, o Controlador instruiu que os pilotos da Skywest virassem à direita no rumo 340, porém, o piloto do Boeing da Alaska entendeu que a instrução era pra ele e começou a curvar para direita, entrando em rota de colisão com o E175.

O controlador também não percebeu que o avião errado respondeu à instrução e demorou algum tempo para perceber a rota de colisão, instruindo, em seguida, para que o jato da Alaska virasse à esquerda e mantivesse o rumo da pista que ele pousaria.

No final, alertados pelos sistemas anti-colisão a bordo, os pilotos conseguem fazer os desvios. O caso está em investigação como incidente grave. Confira o áudio e animação do momento, abaixo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias