Piloto da Azul chama a atenção ao manter o avião ‘empinado’ por 22 segundos em pouso

Cena do vídeo que você verá abaixo nesta matéria

O piloto de uma aeronave da Azul Linhas Aéreas realizou, na semana passada, um pouso que tem chamado a atenção nas redes sociais. Conforme o vídeo que você verá abaixo nesta matéria, o jato foi mantido com o nariz erguido por muitos segundos após o toque.

Na quarta-feira da semana passada, dia 9 de março, realizando um voo entre Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Campinas, no interior de São Paulo, o Embraer 195, registrado sob a matrícula PR-AYV, comumente conhecido como ‘bandeirinha’, chegou ao Aeroporto Internacional de Viracopos às 18h13 locais.

Conforme pode ser visto no vídeo a seguir, publicado pelo canal Viracopos FullHD, parceiro do AEROIN no YouTube, ao tocar a pista 33 do aeroporto campineiro, o piloto em comando segura erguido o nariz do jato, sem tocar o trem de pouso dianteiro no solo, por aproximadamente 22 segundo. Veja a cena:

Embora bonito do ponto de vista da observação externa, pousos assim sempre geram discussões entre leigos e também entre pessoas entendidas, como os próprios pilotos de aviões.

Isso porque muitas pessoas afirmam que os pilotos fazem “graça” em um pouso assim, enquanto outras afirmam que pode se tratar de uma manobra com um motivo específico, como para usar o maior arrasto gerado pela aeronave para redução da velocidade ou para evitar que a roda entre em contato com o solo em maior velocidade em uma eventual situação de problema com o trem de pouso dianteiro, apenas para citar exemplos.

De qualquer maneira, para quem gosta de assistir a pousos e decolagens, é sempre uma diversão ver a bonita cena da aeronave por um longo período “empinada” na pista.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Movimento no Aeroporto de Caldas Novas (GO) foi 23% maior no...

0
Segundo a administradora, de janeiro a março, 14.415 passageiros foram atendidos pelo Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, de Caldas Novas.