Piloto da Latam ganha medalha em reconhecimento pelos 20 voos humanitários para China na pandemia

Piloto da Latam “Harley” Meneses recebendo a comenda – Imagem: ALEAM

Na última segunda-feira (7), o piloto da LATAM Geraldo Costa de Meneses, conhecido como “Harley”, recebeu a Medalha Ruy Araújo, maior comenda do Legislativo da Amazônia, em Sessão Especial no Plenário Ruy Araújo, em reconhecimento à experiência e feitos no campo da aviação, que contribuíram no combate à pandemia de Covid-19, quando pilotou pelo menos 20 voos que trouxeram suprimentos hospitalares e mantimentos da China e respiradores em períodos mais críticos.

A Sessão atendeu ao PRL 85/2021, do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), que destacou, durante o evento, a contribuição do piloto no enfrentamento da pandemia. Ele enfatizou que hoje um amazonense ocupa um cargo importante dentro da companhia aérea LATAM, condecorado com várias medalhas, inclusive pela Força Aérea Brasileira (FAB), com contribuições humanitárias no período da pandemia, não somente para o Amazonas, mas para o Brasil, tendo feito o primeiro voo internacional trazendo suprimentos hospitalares e mantimentos. A operação foi mostrada no AEROIN em 2020.

Com mais de 14 mil horas de voo como piloto, o manauara Harley, de 52 anos, já chega a quase 30 anos de LATAM Airlines, empresa em que ingressou em 1996 e onde acumula as posições de piloto de Boeing 787, 777 e 767, e também é Diretor de Operações. 

Temos que homenagear esses heróis anônimos que contribuíram e ajudaram a minimizar esse sofrimento que representou a pandemia, principalmente, para o nosso estado. Por isso é um dia festivo para o Amazonas, ainda mais por ser um piloto oriundo do aeroclube de Manaus, é muito gratificante ver conterrâneos nossos contribuindo e levando o nome do Amazonas para além do nosso estado”, afirmou.

O deputado João Luiz (Republicanos) parabenizou o Wilker pela propositura. “Quando a gente vê um amazonense com destaque nacional, incentiva o jovem a crescer, apontando que os sonhos podem ser reais. Geraldo acreditou no sonho. Quando li a história dele, fiquei feliz por ele levar a bandeira do Amazonas para o Brasil e o mundo, fora a atuação dele naquele momento pandêmico em que viu de perto as dificuldades e as enfrentou com o seu trabalho e experiência, arriscando sua saúde e sua vida”, declarou.

Latam Brasil - Comandante Harley
Comandante Harley a bordo de um Boeing 787 da LATAM

O comandante Geraldo da Costa Meneses falou da satisfação de ser homenageado por ações desempenhadas com o seu trabalho. O piloto enfatizou o sentimento de orgulho por receber a mais alta comenda do legislativo amazonense. Ele lembrou sobre o período da pandemia, quando a Latam se esforçou para ajudar o país no momento difícil.

Fomos buscar suprimentos na China. Foram mais de 20 voos. Em dez dias, conseguimos montar uma ponte aérea entre Brasil e China com logística para autorização de sobrevoo em mais de 13 países e espaço para operar nos aeroportos chineses, que estavam saturados porque o mundo inteiro voava para China em busca de suprimentos, e conseguimos em tão pouco tempo. Depois disso, em dois dias, conseguimos com o avião solidário trazer respiradores, máscaras, luvas cirúrgicas, tudo sem custo algum, para combater o vírus da Covid-19 no Amazonas. Lembrar disso é gratificante, mesmo entendendo que estava apenas fazendo o meu trabalho, porém dá orgulho saber que contribuí de alguma forma com o enfrentamento da pandemia”, finalizou.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias