Piloto de caça MIG que caiu nos EUA sentiu perda de potência antes de ejetar

O MiG-23 em Oshkosh, semanas antes de cair | Foto cedida por Rob

O acidente no maior show aéreo do Michigan no último final de semana foi causado provavelmente por problemas no motor. O relato foi de Dan Filer, piloto aposentado da Marinha dos EUA, que tinha seu próprio caça Mikoyan-Gurevich MiG-23UB, comprado da Força Aérea Checa, sendo o avião oriundo da antiga Tchecoslováquia.

Dan disse à NTSB, órgão oficial de investigação de acidentes em transporte nos EUA, que teve problemas com a potência, que não conseguiram ser corrigidos e que, por isso, precisou ejetar, logo após voar lado-a-lado com caças F-35 durante o show áereo Thunder Over Michigan, o maior do estado e realizado próximo a Detroit.

O investigador da NTSB, John Brannen, disse à FlightGlobal que os pilotos conseguiram declarar emergência antes de ejetaram, que o caça caiu num estacionamento, atingindo vários carros e que a fuselagem só foi parar de fato 150 metros após o impacto. Apesar da ejeção, os pilotos não ficaram feridos e já foram liberados do hospital.

Brannen informou que “por se tratar de um avião militar e ainda mais russo, a investigação não será fácil para determinar as causas“. Possibilidades como ingestão de pássaros, o chamado bird strike, não foram descartadas.

Novas fotos mostrando o momento exato da ejeção foram captadas pelo fotógrafo Scott Belanger, que compartilhou em seu Instagram:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.