Caça soviético MiG-23 cai nos EUA após voo em ala com caças F-35

Foto – Arquivo Nacional dos EUA

Um acidente aconteceu nos EUA na tarde de domingo, quando um caça da era soviética MiG-23 acabou tendo problemas e caindo.

O acidente aconteceu com um caça Mikoyan-Gurevich MiG-23UB, de matrícula N23UB com o número 8107, a mesma que usava na República Checa antes de ser vendido para os EUA, e era pilotado por Dan Filer, junto de outro piloto.

A aeronave que se acidentou foi fabricada em 1981 e voou inicialmente na Tchecoslováquia (depois República Checa) até 1998. O MiG-23UB é um caça-bombardeiro de alta velocidade podendo atingir Mach 2, que representa duas vezes a velocidade do som.

Por ser um projeto da década de 1960, já foi aposentado nas grandes forças aéreas, mas ainda está sendo usado em diversos países como Angola, Coréia do Norte e Síria. Com mais de 5 mil unidades produzidas, foi o avião de asa variável mais produzido da história.

Mikoyan-Gurevich MiG-23UB N23UB '8107'

O modelo que esta voando no Michigan ficou por muito tempo em reforma e tinha feito seu último voo em 2006, até ser colocado à venda em 2019 e ter sua restauração iniciada em 2021, voltando a se apresentar em shows aéreos neste ano.

Este caça voou normalmente nos últimos dias e, pela tarde de domingo, fez um voo com dois caças Lockheed Martin F-35B dos Fuzileiros Navais dos EUA. Porém, momentos depois, num voo solo, o avião teve problemas e os pilotos se ejetaram numa área residencial, com a aeronave caindo longo à frente.

Apesar do susto, os pilotos foram resgatados e estão bem, e a aeronave não atingiu nenhuma pessoa na queda.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.